GP do Azerbaijão: Leclerc sai na frente de um dia (muito) atribulado

Dobradinha Ferrari na primeira sessão de treinos 'efetiva'
Texto
Charles Leclerc (Reuters)
Charles Leclerc (Reuters)

Charles Leclerc foi o piloto mais rápido do primeiro dia de Treinos Livres para o GP do Azerbaijão de Fórmula 1, que foi marcado por muitos incidentes – e acidentes – no Circuito Citadino de Baku.

Os problemas para os pilotos começaram logo nas primeiras voltas da sessão da manhã desta sexta-feira, com uma tampa de saneamento a obrigar ao cancelamento dos TL1. Já quanto a George Russel, o seu dia ficou estragão por completo.

De manhã, apenas Leclerc e Sebastian Vettel tinham conseguido marcar tempos. Nos TL2 desta tarde, os dois Ferrari voltaram por esta ordem a encabeçar a tabela de tempos com o monegasco a deixar o seu colega de equipa a 0.324s.

Com os dois Ferrari a mostrarem-se muito competitivos no rápido e sinuoso circuito entre a zona moderna e antiga de Baku, Lewis Hamilton não conseguiu melhor do que o terceiro tempo da sessão – o campeão do mundo líder do Mundial dobrou a distância de Vettel para Leclerc.

Esta segunda linha provisória de tempos fica com Max Verstappen, à frente de Valtteri Bottas, mostrando que a evolução Honda trazida para o Azerbaijão parece estar a dar frutos; pois, não só o Red Bull está em bom plano, como o Toro Rosso também, com Daniil Kvyat a suceder ao finlandês da Mercedes.

Ambos os quatro carros com motor Honda estão entre as nove primeiras posições num top 10 que é, por enquanto, exclusivo a cinco equipas, com a McLaren a fechar a primeira metade do pelotão.

Com várias saídas da pista, tangentes aos muros, Lance Stroll e Daniil Kvyat tiveram mesmo batidas fortes obrigando a duas interrupções dos TL2 com bandeira vermelha – o canadiano da Racing Point pouco depois do arranque da sessão; o russo, quando já se rodava para o seu fecho.

Tempos dos TL2 para o GP do Azerbaijão:

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal