O francês Sébastien Ogier (Citroën) é o novo líder do rali de Monte Carlo, prova de abertura do campeonato do mundo de ralis, depois de ter terminado o segundo dia de prova na liderança, com 2 segundos de vantagem sobre o belga Thierry Neuville (Hyundai).
O campeão mundial, que faz a sua estreia aos comandos de Citroën, assumiu o comando da prova na penúltima especial desta sexta-feira, depois de Neuville, que ascendeu à liderança da prova na segunda especial do dia, ter cometido um erro que o fez perder o comando do Rali de Monte Carlo.
"Apenas eu e o Thierry temos estado sem problemas na frente, mas em Monte Carlo as coisas podem mudar rapidamente", disse o campeão mundial.
A terceira posição é agora ocupada por Andreas Mikkelsen (Hyundai) que está a 1m17,7s de Ogier.
Nota ainda para Jari-Matti Latvala (Toyota) que é o quarto, a 1m25s de Ogier, com o regressado Sébastien Loeb (Hyundai) em quinto, apenas 0,8 segundos atrás de Latvala. O nove vezes campeão mundial de ralis somou os primeiros triunfos com a marca coreana, ao ser o mais rápido em dois dos cinco troços disputados esta sexta-feira. "Pelo menos ainda estamos em jogo, apesar de já não ser para a vitória", frisou Loeb.
Já Ott Tänak (Toyota), o líder do rali à entrada para as especiais desta sexta-feira, acabou por realizar uma escolha menos acertada de pneus na parte da manhã e sofreu ainda um furo na sétima especial que o fez perder mais de dois minutos, acabando assim por cair para o sétimo lugar da classificação geral a 2m34,9s do líder da prova.
A Toyota esteve mesmo em destaque depois de a organização ter anulado a primeira especial do dia, devido à grande concentração de público numa zona não delimitada, o que provocou fortes protestos do finlandês Tommi Makkinen, diretor desportivo da Toyota.
"Defendi que as três especiais da manhã fossem canceladas, pois toda a nossa estratégia se baseava na escolha de pneus para a primeira especial", explicou o antigo campeão do mundo. Em causa a escolha de pneus com pregos para o gelo que poderiam fazer a diferença na primeira especial, em contraponto com os pneus ‘slick' , adequados para o asfalto mais seco que os pilotos enfrentavam a meio da manhã.
"Perdemos a liderança e ninguém se responsabiliza por isso, nem a organização da prova nem a FIA", lamentou o responsável pela equipa da Toyota.
Sábado os pilotos tem pela frente quatro especiais num total de 93.38 km ao cronómetro.