Bell notification
Deseja receber notificações
autoportal.iol.pt
Permitir
Anular

Opel já desenvolve o Corsa elétrico para ralis

  • Redação Autoportal
Novo elétrico da Opel destinado a ralis vai estar pronto em julho

A Opel revelou agora que está a decorrer a bom ritmo o programa de testes que a marca está a realizar para desenvolver a versão de competição do elétrico Corsa-e.

O novo elétrico de ralis que vai fazer a sua estreia oficial no troféu Opel e-Rally Cup, na Alemanha na temporada de 2020/21, está a ser sujeito a testes de durabilidade no Centro de Testes de Dudenhofen.

“Queremos que os dois carros que estamos a testar façam o maior número possível de quilómetros, o que nos permitirá reunir o máximo de informação numa fase inicial”, explicou o diretor da Opel Motorsport, Jörg Schrott.

“Não existia experiência de carros elétricos em ralis em que nos pudéssemos basear, portanto tivemos que realizar cálculos e simulações na fase mais embrionária, os quais vão sendo agora gradualmente substituídos por dados recolhidos em condições reais. Entre os múltiplos aspetos em que nos estamos a debruçar, dedicamos particular atenção à gestão de cargas e temperaturas da bateria em condições de rali, ao mesmo tempo que vamos procedendo a adaptações do ‘software’. Tudo está a correr de acordo com o plano”, acrescentou Jörg Schrott.

A Opel revelou ainda que na segunda fase do programa de testes, os engenheiros da Opel Motorsport vão centrar atenções nas ‘performances’ do Corsa-e Rally de 100 kW (136 cv) de potência.

“Decidimos que o Corsa-e Rally deverá superar os padrões elevados do modelo da edição anterior do troféu, o Opel ADAM Cup. Embora a potência seja semelhante, o binário de 260 Nm do novo Corsa elétrico é muito mais elevado do que o do ADAM. O centro de gravidade é baixo, graças ao facto de as baterias estarem montadas no piso. A distribuição de peso também é muito boa, o que é extremamente importante para obter um automóvel de competição ágil. Agora precisamos de chegar às melhores afinações de chassis e por isso em janeiro vamos começar testes em troços de estrada reais”, concluiu Jörg Schrott.

Uma vez concluído o programa de desenvolvimento do Corsa-e Rally, a Opel vai construir uma unidade-referência que servirá de padrão para as unidades a produzir para equipas clientes.

A marca germânica prevê construir 20 exemplares para a temporada 2020/21, dos quais 15 vão ser entregues no verão, a tempo da primeira prova de teste, a realizar no mês de julho.

  • TEMAS:
  • Opel

  • Corsa-e Rally

  • Jorg Schrott

Veja mais