Baja Portalegre 500: José Gameiro será o piloto mais velho numa prova da Taça do Mundo

Prova portuguesa vai decidir vários títulos da FIA
Texto

A Baja Portalegre 500 realiza-se entre esta quinta-feira e sábado e esta 35.ª edição da carismática prova portuguesa de Todo-o-Terreno vai ter desde decisões de títulos mundiais a recordes e estes já estão garantidos como José Gameiro.

O empresário português de 76 anos volta ao ativo dez anos depois e vai tornar-se o piloto mais velho de sempre a participar, com António Saraiva como copiloto, numa prova da especialidade integrada na Taça do Mundo FIA.

O regresso do piloto amador a uma prova começou com a recuperação da covid-19. José Gameiro foi infetado e o processo de restabelecimento passou pelo ginásio, pela alimentação e pela medicina hiperbárica. A recuperação da forma física culminou com a inscrição na Baja Portalegre 500, onde será um dos 404 inscritos.

A prova portuguesa é a última do calendário de bajas da FIA e vai ser o palco das decisões dde vários títulos mundiais e europeus nos automóveis.

As duplas Yazeed Al Rajhi/Michael Orr (Toyota Hilux Overdrive) e Yasir Seaidan/Alexey Kuzmich (MINI John Cooper Works Rally) vão estar a lutar pelo título absoluto na Taça do Mundo de Bajas Cross-Country; que também vai ter portugueses a discutir o troféu mundial na categoria T4: os irmãos Alexandre Ré e Pedro Ré (Can Am Maverick).

A dupla portuguesa já se sagrou campeã europeia na categoria, mas o título absoluto ainda está por decidir em Portalegre. A Taça da Europa de Bajas Cross Country tem na discussão do título absoluto novamente Yazeed Al Rajhi, mas, desta vez, na luta com a dupla Krzysztof Hołowczyc/Łukasz Kurzej (Mini John Cooper Works Rally).

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal