Dakar: etapa interrompida deixa Carlos Sainz mais perto da vitória

  • Redação Autoportal
  • 15 jan 2020, 11:17
Carlos Sainz (Associated Press)
Carlos Sainz (Associated Press)

Piloto espanhol da Mini está à beira de conquistar a sua terceira vitória no Dakar

O espanhol Carlos Sainz (Mini) está a um passo de conquistar o seu terceiro Dakar, depois de ter alcançado a vitória na décima etapa da prova, que acabou por ser interrompida devido aos ventos fortes

A organização foi obrigada a encurtar a 10.ª etapa disputada esta quarta-feira e que ligou Haradh e Shubaytah numa distância total de 608 km e que teve apenas 345 km cronometrados, devido ao vento forte, dos 534 previstos inicialmente.

PUB

Carlos Sainz aproveitou o facto de os seus principais rivais terem de abrir a pista e, com isso, enfrentarem maiores dificuldades de navegação.

O espanhol da Mini gastou 3h03m43s para completar os 345 quilómetros disputados e deixou o polaco Jacob Przygonski (Mini), na segunda posição, a 3m05s. Já o sul-africano Giniel de Villiers (Toyota) foi terceiro, a 4.m26s.

Sainz, que partiu para esta etapa com apenas 24 segundos de vantagem sobre o catari Nasser Al-Attiyah, aproveitou os problemas de navegação do piloto da Toyota para alargar a vantagem na geral para 18m10s.

PUB

Nasser Al-Attiyah terminou a etapa apenas na 17.ª posição tendo perdido mais de 17m para o espanhol da Mini

Já o francês Stéphane Peterhansel (Mini), navegado pelo português Paulo Fiúza, foi apenas décimo classificado e está, agora, a 18m26s de Sainz, mas a apenas 16 segundos do segundo lugar ocupado por Nasser Al-Attiyah.

O espanhol e ex-campeão mundial de Fórmula 1 Fernando Alonso capotou a sua Toyota numa duna, perdendo o para-brisas e danificando as rodas e com isso perdeu mais de uma hora nesta etapa.

PUB

 Classificação geral (provisória) após a 10.ª etapa (carros):

1. Carlos Sainz (Mini), 37h15m37s

2. Nasser Al-Attiyah (Toyota), +18m10s

3. Stéphane Peterhansel (Mini), +18m26s

4. Yazeed Al Rajhi (Toyota), 40m46s

5. Orlando Terranova (mini), 57m39s

(...)

Nos SSV, Conrad Rautencbach e Pedro Bianchi Prata ficaram na 11.ª posição na etapa mais curta desta quarta-feira e mantêm o quarto lugar da ‘geral’,

A 11.ª etapa do Dakar realiza-se nesta quinta-feira ligando Shubaytah e Haradh, com um total de 744 km, com 379 ao cronómetro.

PUB
Continuar a ler

RELACIONADOS

Dakar: Barreda vence etapa mais curta e Brabec está a um passo de fazer história

COMPUTADOR DE BORDO

Desconfinamento: 10 Dicas para o seu carro

Saiba como deve circular em rotundas de forma correta

Fique a saber como são as novas cartas de condução

VEJA MAIS

MAIS LIDAS