Alex Zanardi deixou o hospital e continua a “longa recuperação” em casa

Daniela Zanardi, mulher do piloto italiano, esclarece como está a ser a recuperação do acidente
Texto
Alex Zanardi
Alex Zanardi

Alex Zanardi continua a recuperação do acidente sofrido em junho do ano passado, mas, agora, o piloto e atleta paralímpico italiano já está a fazê-lo em casa regressando às unidades clínicas apenas quando necessário para dar seguimento a tratamentos específicos.

O processo de reabilitação prossegue de forma animadora mesmo que o plano de recuperação se mantenha dentro de um quadro “longo”. E foi deste progresso, lento, mas efetivo, que a sua mulher, Daniela Zanardi, deu conta numa entrevista à BMW, marca da qual o italiano é embaixador.

Daniela Zanardi destaca que as mensagens de parabéns em outubro nos seus 55 anos foram “imensas” e que “esta tremenda simpatia mostra como a recuperação do Alex toca as pessoas” explicando as razões desta entrevista a dar conta pela segunda vez do seu estado de saúde.

“A recuperação continua a ser um processo longo. O programa de reabilitação conduzido pelos médicos, fisioterapeutas, neurologistas e terapeutas da fala permitiram um progresso estável. É claro que que os contratempos existem e podem ainda surgir. Às vezes é preciso dar dois passos ao lado para dar um em frente. Mas o Alex volta a provar outra e outra vez que é um verdadeiro lutador.”

A mudança de ambiente foi mais uma etapa ganha. “Um passo importante foi o Alex conseguir deixar o hospital há umas semanas e estar connosco de volta a casa”, frisa Daniela, mesmo que Alex ainda precise de estadias temporárias em clínicas especiais que estão planeadas para continuar a recuperação.

Com todas as medidas de precaução devido à pandemia, neste ano e meio Alex Zanardi tem estado afastado da maior parte da família e dos amigos só tendo visitas da mulher, do filho e da mãe “ajudando muito” que esteja agora de volta ao ambiente familiar.

Daniela conta que em casa já se nota o aumento de força nos braços e, se no hospital passava a maior parte do tempo na cama, agora, já o faz na cadeira de rodas.

Agradecendo o apoio recebido e desejando as Boas Festas respetivas desta altura, Daniela admite que “ainda não se pode prever como vai ser o desenvolvimento da recuperação” e que “ainda será um caminho longo e desafiante para o Alex enfrentar com muito espírito de luta”.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos