Dakar 2021 com percurso novo e mais lento arranca a 3 de janeiro

Organização prevê um percurso mais lento para minimizar acidentes
Texto
Carlos Sainz (Associated Press)
Carlos Sainz (Associated Press)

A edição 2021 do Rali Dakar, prova rainha de todo-o-terreno, vai voltar a realizar-se inteiramente na Arábia Saudita, apesar de contar com um percurso totalmente novo, segundo revelou esta quinta-feira a organização da prova.

Numa apresentação que decorreu na Arábia Saudita, a Amaury Sport Organization (ASO) revelou que a 43.ª edição da prova vai arrancar a 3 de janeiro, em Jeddah, terminando na mesma cidade, em 15 de janeiro, depois de 11 etapas e um prólogo, que determinará a ordem de partida para a primeira tirada.

Pelo meio os pilotos e equipas vão ter um dia de descanso, a 9 de janeiro, que terá lugar em Ha'i.

"Não temos o percurso que queríamos, pois tínhamos mais dois ou três países em mente, mas com a pandemia de covid-19 e com o confinamento não há hipótese de visitarmos esses territórios", explicou o francês David Castera, diretor desportivo do Dakar.

O mesmo responsável explicou que "a Arábia Saudita é um país grande e permite ter um percurso novo. Por isso só vamos repetir 50 a 80 quilómetros da edição de 2020", acrescentou Castera.

A próxima edição da prova terá uma etapa maratona e duas em ‘loop', ou seja, com partida e chegada no mesmo local, o que ajuda a minimizar a necessidade de deslocações, mas o percurso será conhecido apenas em novembro.

Outra novidade para a edição 2021 do Rali Dakar prende-se com a criação da categoria Dakar Classic, para carros e camiões construídos antes do ano 2000.

David Castera anunciou ainda que a organização aprendeu a lição com as mortes do piloto português Paulo Gonçalves e do holandês Edwin Straver, ambas na sequência de quedas de mota a alta velocidade, na edição de 2020.

"Fizemos um bom trabalho com os programas de satélite para escolher o percurso, cada quilómetro, de forma a termos um Dakar mais técnico e menos rápido, em que cada etapa tenha múltiplas características: um pouco de dunas, terreno duro, zonas técnicas e zonas rápidas", concluiu o diretor desportivo da prova.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias
BYD Seal vence prémios “Carro do Ano 2024” e “Elétrico do Ano”