Formula E: DS garante presença no campeonato por mais cinco anos

  • Redação Autoportal
  • 11 fev, 12:39
Manuel Luís Goucha e Vasco Palmeirim
António Félix da Costa (DS Techeetah)

Construtor automóvel francês vai continuar na Fórmula E pelo menos até 2026

A DS Automobiles, primeiro construtor do segmento ‘premium’ a ingressar na Fórmula E em 2015, anunciou o compromisso de se manter no campeonato de monolugares elétricos por mais cinco temporadas até 2026 com a equipa DS Techeetak.

“Na DS Automobiles, há uma estreita ligação entre os desenvolvimentos na Fórmula E e a eletrificação. Aprendemos muito com a primeira geração da Fórmula E e o sucesso tem surgido no final desse percurso, pois conquistamos todos os títulos desde a introdução da ‘Gen2’. Com o novo carro, a Fórmula E irá subir mais um degrau em termos de performance, ao mesmo tempo que devemos observar a possibilidade de instituir as recargas super-rápidas", sublinhou Xavier Mestelan Pinon, Diretor da DS Performance, em comunicado.

A DS participa no campeonato de Fórmula E deste 2015, tendo conquistado o título de pilotos e de equipas nas últimas duas temporadas.

Em 2020 o piloto português, António Félix da Costa, alcançou o título de campeão, na sua primeira temporada com a DS Techeetak, sucedendo ao seu companheiro de equipa Jean-Éric Vergne.

Recorde-se que a partir da temporada de 2022/2023, o novo monolugar de terceira geração (“Gen3”) será mais leve, mas também mais potente, graças a evoluções significativas que permitir um aumento da potência em 40%, até aos 350 kW na configuração de Qualificação e aos 300 kW na de Corrida.

Aplicado em ambos os eixos, o sistema de recuperação de energia atingirá um máximo de 600 kW, em comparação com os atuais 250 kW. Em linha com a sua filosofia, a Fórmula E permitirá que cada construtor desenvolva a sua própria unidade de potência e o inerente ‘software’.

RELACIONADOS

Quem abandonar a Gen3 da Fórmula E a meio terá de ‘pagar para sair’

Félix da Costa quer ser na Fórmula E como Hamilton na F1

Fórmula E tem novo calendário

COMPUTADOR DE BORDO

Saiba como deve circular em rotundas de forma correta

Fique a saber como são as novas cartas de condução

Descontos nas portagens das ex-Scut de Algarve e Interior vão até aos 55%

VEJA MAIS

MAIS LIDAS