WRC: quatro pilotos à procura do título no Rali de Monza

Última prova da temporada decide os títulos de pilotos e de construtores
Texto
Elfyn Evans (Lusa)
Elfyn Evans (Lusa)

Quatro pilotos estão ainda na luta pelo título no Campeonato do Mundo de Ralis (WRC), à entrada da última prova do campeonato.

O Rali de Monza, que arranca esta quinta-feira é a derradeira prova da temporada e vai decidir o campeão de 2020.

O britânico Elfyn Evans (Toyota) é o principal favorito, sabendo que, atrás de si, o mais direto perseguidor é o seu companheiro de equipa Sébastien Ogier.

Evans chega à última ronda da temporada com uma vantagem de 14 pontos para o francês que já foi seis vezes campeão mundial.

Com um máximo de 30 pontos em disputa (25 pela vitória na prova e cinco pela vitória na ‘Power Stage’, a derradeira especial), Evans tem de, pelo menos, ser segundo para ser campeão sem depender de mais ninguém.

Para além de Ogier, também o belga Thierry Neuville (Hyundai), está na corrida ao título, já que chega a Monza na terceira posição do campeonato, com 24 pontos de atraso para Evans.

Já o campeão em título, o estónio Ott Tanak (Hyundai), com 28 pontos de atraso para o líder do campeonato, tem uma tarefa mais complicada para renovar o título alcançado em 2019.

Para além do mundial de pilotos, também o título de construtores está ainda por atribuir, com a Hyundai na frente da Toyota com uma vantagem de oito pontos.

O Rali de Monza arranca esta quinta-feira com a realização da superespecial de abertura com uma extensão de 4,3 quilómetros.

Na sexta-feira disputam-se mais cinco especiais cronometrados, que completam a primeira etapa no total de 73,94 quilómetros

No sábado é o dia mais longo da prova com sete especiais no total de 126,95 km, enquanto para domingo, último dia de prova, estão reservadas as três últimas especiais, incluindo a ‘Power Stage’ de 14 quilómetros que encerra o campeonato.

Ao todo são 16 as especiais em disputa para um total de 239.20 quilómetros ao cronometro.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente