Extreme X: campeonato de SUV elétricos arranca no deserto

Equipa de Lewis Hamilton liderou a Qualificação para a primeira prova da temporada do Extreme E
Texto
Sébastien Loeb e Cristina Gutiérrez (Extreme E)
Sébastien Loeb e Cristina Gutiérrez (Extreme E)

Arábia Saudita acolhe este fim de semana a primeira corrida do novo campeonato de veículos elétricos, o Extreme E, uma série de corridas que pretende revelar a capacidade dos SUV totalmente elétricos em locais desafiantes e em simultâneo alertar para a importância da proteção do ambiente.

A primeira paragem desta nova competição de todo-o-terreno é no deserto saudita, onde marcam presença conhecidos pilotos como Jenson Button, Carlos Sainz, Sébastien Loeb, entre outros concorrentes masculinos e femininos de classe mundial.

Todas as equipas têm ao seu dispor um SUV Odyssey 21, totalmente elétrico, dotado de pneus de competição CrossContact Extreme E de 37 polegadas, desenvolvido pela Continental para este campeonato.

Cada equipa é composta por um piloto feminino e um masculino e ambos assumem o comando do SUV elétrico em cada corrida num traçado de cerca de 8 km de extensão de areia e pedra.

Nas duas sessões de Qualificação, os dois pilotos realizam uma volta cada e os tempos acumulados são somados e resultam na classificação final.

Desta forma, as três equipas mais rápidas da Qualificação passam à meia-final de domingo, onde as duas melhores carimbam a passagem à final desta primeira corrida de Extreme E.

Já as equipas que terminaram a Qualificação entre o 4.º ao 6.º lugar, vão ter de realizar o ‘Crazy Race’, uma corrida onde apenas a dupla vencedora garante a passagem à final.

As restantes equipas vão ocupar um lugar na ’ShootOut’, uma corrida que não garante acesso à final e que serve apenas para ordenar a classificação final da prova.

Desta forma apenas três carros vão estar na corrida da final que vai dar a conhecer o vencedor deste primeiro Desert X Prix, do Extreme E.

Recorde-se que o novo campeonato de veículos todo-o-terreno elétricos é organizado por Alejandro Agag, homem forte da Fórmula E, e tem passagem por vários pontos do planeta que já sofreram com as alterações climáticas e a interferência humana direta, como os desertos do Senegal, a Gronelândia e o Nepal, para além do deserto saudita.

Na Qualificação deste sábado a equipa X44 de Lewis Hamilton, com Sébastien Loeb, nove vezes campeão mundial de ralis, e a espanhola Cristina Gutiérrez, foi a mais rápida, relegando para a segunda posição Laia Sanz e Carlos Sainz da equipa Acciona, enquanto australiana Molly Taylor e o tricampeão mundial de rallycross, Johan Kristoffersson, da equipa Rosberg X Racing de Nico Rosberg, garantiram a última vaga direta para a meia-final.

A Qualificação ficou marcada pelo capotanço da alemã Claudia Hürtgen, da formação da Cupra, que faz equipa com Mattias Ekström.

Classificação da Qualificação do Desert X Prix, do Extreme E

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano