F1: Hamilton autoritário sai mais líder de Barcelona

Circuito de Barcelona-Catalunha recebeu a sexta prova da temporada de Fórmula 1
Texto
Lewis Hamilton (Lusa)
Lewis Hamilton (Lusa)

Lewis Hamilton (Mercedes) venceu neste domingo o GP de Espanha de Fórmula 1, a sexta prova do Mundial, reforçando a liderança do campeonato após uma Corrida em que espalhou autoridade.

Max Verstappen (Red Bull) foi o segundo classificado e Valtteri Bottas (Mercedes) foi o terceiro - com o holandês a aumentar também a sua vantagem sobre o finlandês no Mundial.

Para Bottas fica a consolação de ter conseguido a volta mais rápida da Corrida ''impedindo' Hamilton de fazer o Grand Slam (pole position, vitória, liderança em todas as voltas e volta mais rápida) e de atenuar a vantagem ganha por Verstappen.

Mas é só mesmo essa consolação que Bottas consegue retirar de Barcelona, pois, pela segunda semana consecutiva, o #77 volta a ser o maior perdedor do dia.

Se, em Silverstone, Bottas tinha perdido a pole position para acabar em terceiro, neste domingo voltou a partir muito mal – para não conseguir melhor no final. Bottas partiu, desta vez, do segundo lugar, mas um péssimo arranque deixou-o não só atrás de Verstappen, como ainda do Racing Point de Lance Stroll.

Enquanto Lewis Hamilton partiu de forma imperial para a liderança da Corrida segurando com autoridade a ‘pole’, Verstappen saiu também muito bem para o segundo lugar – e o canadiano foi a ‘reboque’ para terceiro.

Hamilton foi para a frente, Verstappen segui-o, Bottas demorou ainda quatro voltas até refazer o trio que fez o pódio na semana passada e em quem as apostas para a Corrida de hoje teriam de voltar a ser feitas.

A ordem final poderia estar dependente da estratégia certeira a exemplo da semana passada? Desta vez, não, desde logo, porque todos partiram com os mesmos pneus: os macios. E foi nesta ordem definida no início que tudo acabou mesmo: com o Mercedes de Hamilton sem dar hipótese a aproximações e o Red Bull de Verstappen a conseguir manter o Mercedes de Bottas a uma distância de segurança.

A Red Bull ainda ‘testou’ os duros com o carro de Alexander Albon quando as janelas para as trocas de pneus abriram – mas aqueles não funcionaram. E o plano acabou por ser igual para todos os três da fente. Verstappen foi o primeiro a trocar para os médios com cerca de um terço de prova. Os Mercedes não demoraram muitas mais voltas.

Com o quadro a manter-se entre os três da frente, Versatppen já queixando-se do desgaste dos primeiro médios utilizados voltou ser o primeiro a refrescar o composto para o último terço da Corrida que começava. A Mercedes demorou mais algumas voltas a responder.

A primeira resposta foi dada com um ‘twist’ de Bottas a optar pelos macios. Mas não funcionou. Verstappen mantinha o segundo lugar sem se deixar aproximar. Hamilton fez a sua segunda paragem novamente sem perder a liderança e regressou novamente com os médios e vantagem suficiente sobre o holandês, que também não viu o seu segundo lugar ameaçado.

Hamilton venceu de forma autoritária a sexta prova de época atingindo – para recorde absoluto – o pódio 156 da carreira (desempatando com Michael Schumacher) e reforçou a liderança do Mundial sobre Verstappen. Bottas, foi o que perdeu para os outros dois do trio.

Neste GP de Espanha, os Racing Point mostraram também que – no seguimento da Qualificação (com quarto e quinto lugares da grelha) – eram os dois carros mais fortes entre os que estavam para lá do pódio. E Stroll conseguiu mesmo bater Sergio Pérez beneficiando de uma penalização ao mexicano que o deixou atrás do seu colega de equipa apesar de ter cortado a meta primeiro.

Mclaren e, especialmente, Renault não estiveram neste fim de semana ao melhor nível deste segundo pelotão e a Ferrari – no meio do seu percurso titubeante deste ano – conseguiu cravar um sétimo lugar com Sebastian Vettel (apostando numa paragem única) ao mesmo tempo que o SF1000 de Charles Leclerc deixou o monegasco como o único piloto que abandonou nesta tarde.

O Filme da Corrida

Classificação final do GP de Espanha:

Classificação do Mundial de Pilotos:

1. Lewis Hamilton (Mercedes), 132

2. Max Verstappen (Red Bull), 95

3. Valtteri Bottas (Mercedes), 89

4. Charles Leclerc (Ferrari), 45

5. Lance Stroll (Racing Point), 40

6. Alex Albon (Red Bull), 40

7. Lando Norris (McLaren), 39

8. Sergio Pérez (Racing Point)

9. Carlos Sainz Jr. (McLaren), 23

10. Daniel Ricciardo (Renault), 20

(...)

Classificação do Mundial de Construtores:

1. Mercedes, 221

2. Red Bull, 135

3. Racing Point, 63

4. McLaren, 62

5. Ferrari. 61

6. Renault, 36

(...)

O Mundial de F1 tem agora uma semana de pausa e prossegue no último fim de semana deste mês na Bélgica.

[artigo atualizado]  

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias