MotoGP: Márquez arrasa em Valência e conquista a vitória na última corrida do ano

Piloto espanhol alcançou a 12.ª vitória da temporada e a Honda o 'triplete'
Texto
Marc Márquez (Lusa)
Marc Márquez (Lusa)

Marc Márquez (Honda) conquistou este domingo a sua 12.ª vitória da temporada, ao vencer o GP da Comunidade Valenciana.

O piloto espanhol, campeão do mundo, saiu do segundo lugar da grelha mas acabou por cair para a sexta posição, após uma largada menos conseguida

Márquez não baixou os braços e no final das duas primeiras voltas já estava encostado a Fabio Quartararo (SRT Yamaha), que largou da ‘pole’ e acabou por assumir o comando da corrida logo nas primeiras curvas.

Com Quartararo na frente, Marc Márquez encostou no piloto francês logo na segunda volta e rodou algumas voltas na segunda posição , acabando por ultrapassar o rookie do ano à sétima volta da corrida.

Depois de assumir a liderança, Márquez apertou o ritmo e foi conseguindo conquistar uma ligeira vantagem para Quartararo que tinha então de se preocupar com Jack Miller (Pramac), Andrea Dovizioso (Ducati) e Alex Rins (Suzuki) que estavam na luta pelo terceiro lugar e na perseguição ao piloto da SRT Yamaha.

Na luta pelos lugares mais atrasados, Danilo Petrucci protagonizou uma violenta queda na curva 6, quando faltavam 13 voltas para o final da corrida, pouco depois era a vez de Johann Zarco (LCR Honda) e Iker Lecuona (TECH3 KTM) sofrerem uma queda na mesma curva.

O gaulês caiu e quando caminhava pela escapatória, foi atropelado pela mota de Lecuona, que caiu na mesma curva. Zarco acabou por ser transportado de maca para o centro médico do circuito, naquela que era a sua terceira corrida com a equipa da LCR Honda.

Na frente da corrida só deu Márquez até ao final das 27 voltas, com o espanhol a conquistar a vitória com 2s de vantagem para Quartararo, que apesar de ter garantido o seu sétimo pódio de MotoGP, terminou a temporada sem chegar ao lugar mais alto do pódio.

Já Miller terminou na terceira posição, na frente de Andrea Dovizioso e Alex Rins que fecharam o top cinco desta derradeira ronda da temporada.

Nota ainda para a prestação menos conseguida da equipa oficial da Yamaha, mais uma, com Maverick Viñales a terminar na sexta posição e Valentino Rossi no oitavo lugar.

Os dois pilotos da Yamaha nunca conseguiram estar na luta pelos lugares do pódio ao longo das 27 voltas, o que revela bem a falta de competitividade da Yamaha.

Com esta vitória a Honda alcançou igualmente o título de Equipas, conseguindo assim o 'triplete', depois de já ter conquistado o título de Pilotos e de Construtores

Nota ainda para Jorge Lorenzo que realizou a sua última corrida como piloto profissional, tendo terminado no 13.º lugar e contribuindo assim para o título de Equipas conquistado pela Honda.

O espanhol fez a festa da despedida perante o seu público que não deixou de agradecer a Lorenzo pela carreira que alcançou no MotoGP.

 

Filme da Corrida

 

Classificação do GP da Comunidade Valenciana:

Classificação do Mundial de Pilotos:

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal