Formula Superliga, quando o Sporting CP e o FC Porto lutavam em pista

  • Redação Autoportal
  • 11 mai, 12:50

Porto e Sporting já participaram numa Superliga de clubes, mas em monolugares.

A Formula Superliga ou Superleague Formula nasceu como um campeonato automóvel de monologares e decorreu apenas entre 2008 e 2011.

A ideia era trazer os países a concorrer entre si, representados por emblemas dos mais conhecidos clubes de futebol. Em Portugal os representantes foram o FC Porto e o Sporting CP.

PUB

A equipa do Sporting contou, em 2009 com o piloto Pedro Petiz (que venceu nesse ano a corrida em Monza e terminou no 12º lugar). Em 2010 a temporada iniciou-se com o piloto espanhol Borja Garcia, mais tarde substituído por Andy Soucek. Em 2011 o clube já não participou.

A equipa do FC Porto, participou em 2008 e 2009 com o piloto Tristan Gommendy, que foi substituído por Álvaro Parente que, em 2010, obteve duas vitórias, em Pequim e em Navarra, registado neste vídeo abaixo.

Os carros eram idênticos aos monolugares de Fórmula 1, tinham todos o mesmo chassis e especificações iguais, contando com motores atmosféricos V12 com uma potência estimada de 750 cavalos. Eram muito poucas as afinações permitidas às equipas, mas ainda assim existiam diferenças.

PUB

Em 2008 a Formula Superliga foi ganha pelo clube chinês Beijing Guoan, com o piloto italiano Davide Rigon. Na segunda temporada a vitória pertenceu ao clube inglês Liverpool com o piloto espanhol Adrián Vallés. Em 2010 o piloto Davide Rigon voltou a sagrar-se campeão, mas desta vez ao volante do carro representando o Anderlecht da Bélgica.

A última temporada, em 2011, pretendeu transformar o conceito e passaram a ser os países representados com o campeonato a mudar o nome para Superleague Formula Nations Cup.

PUB
Continuar a ler

RELACIONADOS

Fórmula 1 anuncia calendário provisório para 2021 com 23 corridas

Vídeo capta acidente que envolveu ex-jogador do FC Porto no México

Fórmula E: António Félix da Costa estreia carro novo no e-Prix de Roma

COMPUTADOR DE BORDO

Desconfinamento: 10 Dicas para o seu carro

Saiba como deve circular em rotundas de forma correta

Fique a saber como são as novas cartas de condução

VEJA MAIS

MAIS LIDAS