Renault: “Alonso vai ter dificuldades em adaptar-se ao novo carro”

Diretor da F1 da equipa francesa diz que o tempo de ausência do piloto espanhol é um problema
Texto
Fernando Alonso (Associated Press)
Fernando Alonso (Associated Press)

Fernando Alonso está de volta à Fórmula 1 no próximo ano com a Renault e, não obstante toda a experiência do piloto bicampeão mundial e o regresso ser a uma casa que já conhece, os responsáveis da equipa francesa estão à espera que o espanhol tenha dificuldades de adaptação devido ao tempo que esteve afastado destes carros.

Alonso foi autorizado a participar no teste e final da época da F1 destinado a «rookies», mas o diretor da Renault para a Fórmula 1 considera que o espanhol não lucrou mais do que diminuir uma desvantagem com que parte em relação ao restante pelotão.

“Penso que quer dizer quanto menos tem ele de desvantagem? Porque ele não conduz [na F1] há dois anos”, afirmou Marcin Budkowski ao «Motorsport.com» depois o teste de Abu Dhabi – em que o espanhol até foi o mais rápido.

O responsável da Renault F1 não se esqueceu de referir as mudanças de equipa de Carlos Sainz Jr. (da Mclaren para a Ferrari) e Daniel Ricciardo (da Renault para a Mclaren) para frisar que a habituação a uma nova equipa é difícil, pois, “há muito para aprender, diferentes modos de trabalho, diferentes engenheiros” e, no caso de Alonso, acresce o tempo de paragem.

“É por isso que estamos a tentar dar-lhe algum tempo de pista e também com o carro de 2018 para que ele possa apanhar o ritmo, recuperar a condição física, no pescoço e assim, que ele precisa”, afirmou Budkowski.

E a redução dos testes de inverno de seis para três dias também não vai ajudar: “Vai ser complicado para o Fernando habituar-se ao carro em dia e meio e testes, mas acho que ainda mais por não guiar há tanto tempo.”

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal