F1: Charles Leclerc ganha a triplicar no GP da Austrália

Piloto monegasco da Ferrari conseguiu uma vitória sólida e viu os adversários desistir
Texto
Charles Leclerc (Lusa)
Charles Leclerc (Lusa)

Charles Leclerc venceu neste domingo o GP da Austrália e o piloto da Ferrari não só somou os 25 pontos da vitória (com mais 1 pela volta mais rápida) como beneficiou da desistência de Max Verstappen (Red Bull) e do seu companheiro de equipa, Carlos Sainz, para disparar também na liderança do Mundial de F1.

Foi um triunfo de costa a costa de Leclerc no regresso da Fórmula 1 a Albert Park duas épocas depois partindo da pole position para comandar a corrida até final, com Sergio Pérez (Red Bull) a terminar no segundo lugar e George Russell a estrear-se no pódio com a Mercedes.

Estava em perspetiva mais um duelo entre Leclerc e Verstappen, mas o brilho neste domingo em Melbourne ficou apenas no vermelho do Ferrari #16. A batalha entre os dois primeiros da grelha ficou no ar desde a partida, mas nunca adensou e acabou, sim, por desvanecer-se a 20 voltas do final com o Red Bull #1 a pedir para encostar e o abandono do campeão do mundo em título.

Se Verstappen saiu dos retrovisores de Leclerc já no último terço da corrida, Sainz nem sequer chegou a estar. O espanhol saiu de nono, partiu mal, perdeu posições no arranque e despistou-se pouco depois para fazer entrar logo o Safety Car em pista.

Sergio Pérez também não partiu bem e Lewis Hamilton foi o primeiro a dar uma prova de mais alguma vitalidade encontrada pelos Mercedes chegando a rodar no terceiro lugar. Mas não o suficiente para evitar que Pérez, com o desenrolar da prova, conseguisse mostrar que o Red Bull ainda está um pouco longe de alcançar.

Mais vitalidade mostraram também os McLaren com os quinto e sexto lugares de Lando Norris e Daniel Ricciardo terminando, respetuvamente, logo atrás de Hamilton – que acabou por ficar a ver o seu companheiro de equipa por trás depois de retomada a corrida pela última vez.

Sem sobressaltos ao longo de toda a prova, com o seu Ferrari a respirar saúde e sem nunca dar veleidades a Verstappen, Leclerc seguiu de forma muito sólida para o segundo triunfo do ano enquanto o Red Bull do campeão do mundo falhou pela segunda vez em três corridas.

Classificação do GP da Austrália (top 10):

Leclerc fez a pole position, ganhou liderando todas as voltas e fez a volta mais rápida conseguindo o seu primeiro ‘grand slam’ na F1. No final das contas, somou o máximo de pontos possível aumentando a diferença no comando do Mundial sobre os então segundo e terceiro – que caíram, respetivamente, uma e três posições na tabela: Russell é agora o segundo do campeonato.

Classificação do Mundial de Pilotos:

No Mundial de Construtores, a Ferrari também reforçou, obviamente, o comando e, como com os Pilotos, o segundo lugar tem a estrela da Mercedes:

O Mundial de Fórmula 1 vem agora para a Europa com o GP da Emilia Romagna, em Itália. A quarta prova da temporada decorre no fim de semana de 24 de abril, na pista de Imola.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos