Hyundai, Toyota e Ford ficam no WRC até 2024

Os três construtores assumiram a implementação de motores de tecnologia híbrida a partir de 2022
Texto
Sébastien Ogier (Toyota Gazoo Racing)
Sébastien Ogier (Toyota Gazoo Racing)

A Hyundai, M-Sport Ford e Toyota, os atuais fabricantes presentes no Mundial de Ralis (WRC), confirmaram a presença no campeonato até 2024, assumindo desta forma a implementação de motores de tecnologia híbrida a partir de 2022.

Em comunicado, a Federação Internacional do Automóvel (FIA), confirmou a continuidade das três marcas no WRC, que desta forma vão participar a partir de 2022 na mudança histórica que o uso da tecnologia híbrida implicará, com a combinação de um motor elétrico e o motor de combustão atual.

“FIA apresenta um modelo de parceria inovador baseado em um ciclo de três anos, ao contrário do atual compromisso anual, que oferecerá maior estabilidade e oportunidades de planeamento, bem como um novo ativo comercial para todas as partes”, sublinha o comunicado da FIA.

O acordo prevê uma justa contribuição da FIA e dos fabricantes para os custos de desenvolvimento da nova tecnologia.

“O acordo de três anos inclui uma contribuição compartilhada para os custos de desenvolvimento da tecnologia para esta nova era, que terá um forte foco em segurança, gestão de custos e sustentabilidade”, acrescenta o comunicado.

A introdução da ‘era híbrida’ no Mundial de ralis, anunciada em 2019, foi aprovada este mês pelo World Motor Sport Council, que deu 'luz verde' à aplicação das novas regulamentações técnicas.

O presidente da FIA, Jean Todt, afirma que “a mudança para a tecnologia híbrida ‘plug-in’ não é apenas um reflexo das tendências atuais na indústria automóvel, mas também ajuda a tornar o desporto mais sustentável do ponto de vista ecológico”.

O WRC assumiu também o compromisso de adotar um combustível mais sustentável para os carros de corrida e fontes de energia mais verdes no parque de serviço das provas.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos