Aston Martin apresenta o novo Safety Car da F1

Aston Martin passa a ser Safety Car e Medical Car da Fórmula 1
Texto

A Aston Martin revelou o novo Vantage, o Safety Car oficial para a temporada de 2021 de Fórmula 1, bem como o DBX de assistência médica (Medical Car).

Esta é a primeira vez em 25 anos que a Mercedes não será a única marca com um Safety Car na F1, já que a Aston Martin vai passar a desempenhar este papel, com um Vantage equipado com um bloco V8 biturbo de 4.0 litros, que debita 535 cv de potência, mais 25 cv que a versão original, e um binário de 685Nm, números que permitem a este Safety Car acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,5 segundos.

A Aston Martin revelou que procedeu a algumas alterações neste modelo para a F1, nomeadamente ao nível da caixa de velocidades, direção, suspensão, amortecedores bem como um novo kit aerodinâmico onde se destaca um novo lábio dianteiro que permite criar 155,6 kg de 'downforce' a 200 km/h, mais de 60 kg do que o Vantage ‘normal’ produz na mesma velocidade, para além de uma asa traseira de dimensões generosas é uma nova grelha dianteira.

No interior, destaque para os bancos de competição que contam com cintos de segurança de seis apoios e dois ecrãs que permitem visualizar imagens captadas por uma câmara traseira e várias opções personalizáveis, onde se destaca os tempos por volta e o posicionamento em pista dos carros de F1.

Para além disso, a consola central foi reconfigurada, com o comando rotativo a passar para o lugar do porta-copos e o seu lugar a ser ocupado por um conjunto de botões que permitem acionar a barra luminosa, a sirene e o rádio.

Já o novo carro de assistência médica é o SUV da Aston Martin, o DBX, que segundo a marca britânica não foi sujeito a grandes alterações.

Muito idêntico ao de fábrica, o novo carro médico da F1 conta com um bloco V8 de 4.0 litros biturbo, que debita 551 cv de potência e um binário de 700Nm, o permite acelerar dos 0 a 100 km/h em 4,5 segundos.

Para fazer face ao equipamento necessário que o veículo médico deve transportar, a Aston Martin revelou que 632 litros de espaço da bagageira é o suficiente e que a grande novidade é a remoção do banco traseiro central, enquanto os restantes quatro bancos foram substituídos por bancos desportivos, cada um deles equipado com um cinto de segurança de 6 pontos.

Os novos veículos de segurança da Fórmula 1 vão fazer a sua estreia já no próximo dia 28 de março no GP do Bahrain, prova que marca o arranque da temporada.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal