Ayrton Senna: recorde a primeira vitória do tricampeão que morreu há 26 anos

Piloto brasileiro deixou-nos a 1 de maio 1994
Texto
Ayrton Senna (Associated Press)
Ayrton Senna (Associated Press)

Ayrton Senna faleceu há 26 anos. O último tricampeão mundial de Fórmula 1 brasileiro morreu a 1 de maio de 1994.

Foi no circuito de São Marino na famosa curva de Tamburello que se perdeu aquele que ainda hoje é considerado como um dos melhores pilotos de Fórmula 1.

Nascido a 21 de março de 1960, Senna tinha 34 anos e desapareceu numa prova que ficou marcada, primeiro pelo acidente de Rubens Barrichello (Jordan) no primeiro dia de treinos livres e depois pela morte de Roland Ratzenberger (Simtek) no sábado.

No domingo, a tragédia bateu à porta da equipa da Williams. Na partida para o GP de São Marino, J.J. Letho não arrancou e o português Pedro Lamy (Lotus) bateu com no Benetton do finlandês. A colisão lançou uma roda para as bancadas ferindo quatro pessoas.

O Safety Car entrou em pista. Removeram-se os destroços, passaram cinco voltas. À sexta volta, o Safety Car saiu. Senna liderava a corrida. Na primeira volta lançada do recomeço, o piloto brasileiro saiu de pista na Curva Tamburello e foi bater com o Williams a mais de 200 km/h no muro de betão, acabando por morrer.

A carreira vitoriosa de Senna começou a escrever-se no GP de Portugal em 1985, onde o piloto brasileiro alcançou a sua primeira vitória na categoria rainha do automobilismo.

O brasileiro era brilhante a conduzir à chuva e foi nessa condição que, a 21 de abril de 1985, conquistou a sua primeira vitória num Grande Prémio, precisamente no circuito do Estoril.

Ao longo da carreira o brasileiro disputou 161 corridas de Fórmula 1, alcançou 41 vitórias, 80 pódios, 65 pole positions e foi campeão do mundo em 1988, 1990 e 1991.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal