DGS revela regras para assistir ao GP de Portugal de F1

Lotação do Circuito de Portimão está limitada a 27.500 espetadores
Texto
Fórmula 1 (Associated Press)
Fórmula 1 (Associated Press)

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, esclareceu esta quarta-feira as regras que o público vai ter de cumprir para assistir ao GP de Portugal de F1, que terá lugar no fim de semana no Autódromo Internacional do Algarve (AIA).

Já se sabe que o regresso da F1 a Portugal, 24 anos depois da última corrida, vai ter uma lotação máxima de 27.500 espetadores, que vão ter de cumprir um conjunto de regras que a organização da prova se comprometeu a realizar para minimizar os riscos para a saúde pública.

“As bancadas ficam divididas por setores, esses setores funcionam de forma independente, há um compromisso do promotor de cumprir todos os normativos que permitem a entrada e a saída das pessoas sem cruzamentos e em segurança", afirmou Graça Freitas em declarações aos jornalistas à margem da iniciativa do Exercito português, referindo que o recinto conta com "cerca de 90 mil potenciais lugares sentados".

Os espetadores uma vez sentados no seu lugar irão manter a distância entre si e vão movimentar-se "o mínimo possível", prevendo-se também "uma grande aposta em assistentes de plateia, que tem com missão ajudar a assistência a movimentar-se em segurança. Não estão permitidos os cruzamentos entre pessoas, as aglomerações entre pessoas e a utilização de máscaras é obrigatória", acrescentou Graça Freitas.

A diretor geral da Saúde lembrou ainda que cada bancada tem regras, “não é uma bancada seguida, nem uma bancada única, são várias bancadas e dentro de cada bancada há setores e dentro de cada setor há regras, regras para chegar, regras para sair, regras para levantar...".

"Portanto, há um conjunto de regras que permitirá com segurança a realização deste GP com público. Temos elevada expectativa que, tratando-se de uma organização altamente sofisticada, que vão cumprir todas as regras que assumiram o compromisso de cumprir", salientou Graça Feitas.

O GP de Portugal de Fórmula 1 é a 12.ª ronda da temporada e arranca já na sexta-feira com a realização das primeiras sessões de Treinos Livres.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal