F1: FIA aprova novo teto orçamental para 2021

Na próxima época o limite de investimento de cada equipa será de 132 milhões de euros
Texto
Fórmula 1 (Reuters)
Fórmula 1 (Reuters)

O Conselho Mundial da Federação Internacional do Automóvel (FIA), que dirige a Fórmula 1, aprovou agora um conjunto de decisões que visam tentar aproximar as condições das grandes equipas das mais pequenas e maiores, numa época marcada pela crise financeira imposta pela pandemia da covid-19.

Desta forma a Fórmula 1 decidiu voltar a reduzir o limite máximo de custos para 2021 e ainda mais para os anos seguintes, numa alteração de regulamentos que abrangeu igualmente as áreas técnica e desportiva.

Já na próxima temporada o limite de investimento será de 132 milhões de euros quando estavam previstos 159 milhões, enquanto para 2022 estão previstos 127 milhões e 122 milhões para o período 2023-25, na base de uma temporada com 21 provas.

Com as decisões agora anunciadas, a F1 pretende igualmente diminuir a diferença para a Mercedes – que venceu as últimas seis edições do mundial -, bem como para a Ferrari e Red Bull.

Pela primeira vez, está previsto para a Fórmula 1 um sistema de 'handicap' para as equipas mais fortes, introduzido através de testes aerodinâmicos, para os quais haverá maior latitude para as formações mais pequenas.

Foi igualmente assumido o compromisso de "componentes transferíveis", isto é, aqueles que são desenvolvidos por uma equipa e podem ser usados igualmente por outras equipas, com o objetivo de limitar custos.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal