F1: FPAK admite “negociações avançadas para haver GP de Portugal”

Ni Amorim está otimista quanto à possibilidade de Portugal voltar a acolher a F1 em 2021
Texto
GP de Portugal de F1 (Associated Press)
GP de Portugal de F1 (Associated Press)

O presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), Ni Amorim, admitiu esta terça-feira que Portugal pode voltar a receber a F1, pelo segundo ano consecutivo.

"Há negociações avançadas para haver GP de Portugal de Fórmula 1 a 2 de maio", revelou o presidente da FPAK em declarações à agência «Lusa».

O responsável máximo do automobilismo em Portugal lembrou, no entanto, que a realização da prova "vai depender de dois fatores", a vontade do Governo e a possibilidade da presença de público.

"Haver público, pois só faz sentido com público nas bancadas, e se o Estado português quiser", acrescentou Ni Amorim.

Ao contrário do que aconteceu em 2020, em que Portugal entrou no calendário do Mundial de F1 por convite do organizador devido ao cancelamento de diversas provas devido à pandemia de covid-19, em 2021 será necessário pagar uma taxa de inscrição.

“É preciso pagar, sim. A F1 não se mexe de borla. O GP de Portugal em 2020 deu um retorno extraordinário e os dados já estão na posse do Governo. Mas entendemos que neste momento há outras prioridades e ainda não foi possível discutir o assunto", adiantou o presidente da FPAK, que não revelou o valor a pagar para receber a F1.

Ni Amorim, lembrou ainda que os responsáveis do Autódromo Internacional do Algarve (AIA), estão "em contacto diário com o promotor do campeonato", e por isso mostra-se "otimista" quanto à possibilidade de a Fórmula 1 regressar a Portugal pela 18.ª vez, a segunda consecutiva a Portimão.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal