F1: Leclerc leva a pole position do GP de Espanha com volta canhão

Piloto da Ferrari foi o único a baixar ao segundo 18
Texto
Charles Leclerc (Lusa)
Charles Leclerc (Lusa)

Charles Leclerc conquistou a pole position para o GP de Espanha de Fórmula 1 com uma volta canhão ao Circuito de Barcelona-Catalunha a colocar o seu Ferrari como o único carro a rodar no ‘segundo 18’.

Se o monegasco cometeu um erro na primeira saída para pista na Q3 da qualificação deixando-o apenas com hipótese de lutar pela ‘pole’ na segunda e derradeira tentativa, Max Verstappen teve problemas de potência no seu Red Bull na saída final e ficou com o tempo da primeira tentativa.

Feitas as contas, Leclerc conquistou a pole position com o tempo canhão de 1m18.750s e Verstappen sai para a corrida do segundo lugar da primeira linha da grelha – depois de uma diferença de 0.323 nos respetivos melhores tempos.

Com Carlos Sainz a colocar o segundo Ferrari na frente da segunda linha, a Mercedes intrometeu-se na luta entre os carros da Scuderia e os da Red Bull com George Russell a obter o quarto lugar da grelha.

É na terceira linha que surge o Red Bull de Sergio Pérez, que vai ter o Mercedes de Lewis Hamilton a seu lado no sexto lugar da grelha.

Com as três equipas mais fortes a monopolizarem as três primeiras linhas da grelha, o Alfa Romeo de Valtteri Bottas foi o melhor ‘dos outros’, mas acabou por ser a Haas a única ‘outra’ equipa a colocar os dois carros no top 10.

O GP de Espanha é a sexta prova do Mundial de F1 e a corrida no Circuito de Barcelona-Catalunha realiza-se neste domingo.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal