F1: Leclerc leva tudo no Bahrain, a Ferrari também e o campeão abandona

Mundial de F1 começa com o regresso da Ferrari aos grandes momentos e com um dia negro para Red Bull
Texto
GP do Bahrain de F1 (Lusa)
GP do Bahrain de F1 (Lusa)

Charles Leclerc venceu neste domingo o GP do Bahrain que abriu o Mundial 2022 da Fórmula 1 levando consigo a volta mais rápida e o dia em cheio da Ferrari ficou completo com a dobradinha feita com Carlos Sainz no segundo lugar da corrida em Sakhir.

O campeão do mundo, Max Verstappen, abandonou num arranque de época negro para a Red Bull, que viu Sergio Pérez ter o mesmo destino pouco depois. O terceiro lugar do pódio ficou para o Mercedes de Lewis Hamilton.

O fim de semana triunfante de Leclerc e da Ferrari começou com a pole position que o monegasco conquistou no sábado e que manteve na partida deste domingo. Verstappen segui-o de perto.

O início da corrida marcado por muita luta pelas posições com os novos carros, mostrou também que aqueles eram os dois principais candidatos à vitoria deste domingo. E, atrás deles, os respetivos companheiros de equipa também se posicionaram para a luta pelo outro lugar do pódio.

A Mercedes ficou atrás dos que pareceram – neste inicio – os carros mais fortes.

A esperada luta pelo primeiro lugar entre Leclerc e Verstappen teve o momento mais alto entre as voltas 16 e 18 com o neerlandês a passar duas vezes o monegasco, mas este a responder também duplamente na mesma moeda e sempre a recuperar o comando.

A vantagem do Ferrari começou a ganhar contornos mais vincados com o passar das voltas e Leclerc parecia destinado a uma vitória sem mais sobressaltos. Mas, com uma dúzia de voltas para o final, quando o Red Bull #1 já tinha feito a terceira paragem para uma última tentativa de aproximação com pneus macios, houve um sobressalto para a Ferrari com um carro parente dos adversários...

O AlphaTauri de Pierre Gasly estoirou e o carro com algumas chamas à beira da pista obrigou a um Safety Car. A junção do pelotão eu hipótese um novo fôlego a Verstappen, mas Leclerc não o permitiu já depois de ter aproveitado para fazer também a terceira e última troca de pneus.

A velocidade de cruzeiro que o Ferrari #16 retomou rumo à vitória acabou, porém, por engrandecer ainda mais quando o carro de Verstappen cedeu e o campeão do mundo foi obrigado a abandonar a primeira prova do ano a duas voltas do final das 57.

Mas os problemas da Red Bull não ficaram por aí. o carro de Sergio Pérez também não aguentou e verificou-se o terceiro abandono do universo Red Bull no Bahrain. Sainz já tinha aproveitado a desistência de Verstappen para ganhar o segundo lugar. Lewis Hamilton aproveitou a de Pérez para obter um pódio que pareceu distante a maior parte da corrida.

Com os Alfa Romeo e os Haas em grande plano bem dentro dos pontos e o chinês Guanyu Zhou a pontuar mesmo na sua corrida de estreia na F1 – por oposição à confirmação da desilusão McLaren neste arranque –, esta foi a classificação do GP do Bahrain:

Classificação do Mundial de Pilotos:

1 Charles Leclerc (Ferrari), 26 pontos

2 Carlos Sainz (Ferrari), 18

3 Lewis Hamilton (Mercedes), 15

4 George Russell (Mercedes), 12

5 Kevin Magnussen (Haas), 10

6 Valtteri Bottas (Alfa Romeo), 8

7 Esteban Ocon (Alpine), 6

8 Yuki Tsunoda (AlphaTauri), 4

9 Fernando Alonso (Alpine), 2

10 Guanyu Zhou (Alfa Romeo), 1

Classificação do Mundial de Construtores:

1 Ferrari, 44 pontos

2 Mercedes, 27

3 Haas, 10

4 Alfa Romeo, 9

5 Alpine, 8

6 AlphaTauri, 4

O Mundial de Fórmula 1 prossegue em Jeddah já no próximo fim de semana com o GP da Arábia Saudita entre 25 e 27 deste mês de março.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal