F1: Red Bull faz dobradinha autoritária em Imola com Verstappen na frente

Fim de semana em Imola acabou por ser de pesadelo para a Ferrari
Texto
Max Verstappen (Lusa)
Max Verstappen (Lusa)

Max Verstappen venceu neste domingo o GP da Emilia Romagna de Fórmula 1 de uma forma tremendamente autoritária com os Red Bull a mostrarem-se mais fortes do que os Ferrari em pleno Circuito de Imola culminando com a dobradinha completada por Sergio Pérez.

O terceiro lugar do pódio da quarta prova da temporada foi obtido por Lando Norris (McLaren) e os Ferrari ficaram por um sexto lugar do líder do Mundial, Charles Leclerc.

Ao contrário da véspera, Verstappen saiu bem do primeiro lugar que manteve até final da corrida. Quem partiu mal desta vez foi Charles Leclerc, na zona mais húmida da pista, que foi logo ultrapassado por Pérez e Norris.

Pior ainda aconteceu com o outro Ferrari nesta primeira volta largada com pneus intermédios. Carlos Sainz envolveu-se num toque com o McLaren de Daniel Ricciardo e o espanhol já não saiu da gravilha.

Retomada a corrida com os dois Red Bull na frente, Leclerc consegue recuperar a terceira posição, mas o Ferrari pareceu praticamente sempre ter de correr atrás. Exemplo disso foi a troca dos intermédios para os duros, quando o monegasco ganhou na estratégia e saiu da box à frente de Pérez, mas com o mexicano a recuperar o segundo lugar pouco depois em pista.

Verstappen continuava imperturbável na frente.

A disputa pelo segundo lugar ameaçou reavivar quando se trocou para os macios à entrada das últimas 15 voltas – Verstappen só o fez à entrada das últimas 10 – mas, já com a volta mais rápida obtida e Pérez na mira, Leclerc passou por cima de mais dos corretores com o (meio do) carro e a perda de controlo levou-o contras as barreiras.

O Ferrari teve de ir à box mudar a frente, caiu para nono e o máximo que conseguiu foi recuperar até ao sexto lugar. Com a dobradinha autoritária da Red Bull e a estreia da Mclaren no pódio nesta época, Verstappen ainda arrancou a melhor volta e foi o grande vencedor deste fim de semana sprint somando o máximo possível de 34 pontos.

Classificação do GP da Emilia Romagna:

Classificação do Mundial de Pilotos:

Classificação do Mundial de Construtores:

O Mundial de F1 prossegue nos Estados Unidos no fim de semana de 8 de maio com a estreia do GP de Miami.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias
BYD Seal vence prémios “Carro do Ano 2024” e “Elétrico do Ano”