GP da Áustria: Verstappen ganha a melhor corrida do ano ‘no braço’

À nova prova da temporada de Fórmula 1, a Mercedes foi batida
Texto
Max Verstappen (Reuters)
Max Verstappen (Reuters)

A nona prova do Mundial 2019 de Fórmula 1 trouxe-nos a melhor corrida do ano. Foi uma prova soberba de emoção, com luta pela vitória até final. E com muito, ou muitos, significados.

Max Verstappen foi o vencedor deste GP da Áustria batendo Charles Leclerc a três voltas do fim com uma ultrapassagem em que Red Bull e Ferrari também bateram mesmo com as rodas – deixando a manobra sob investigação dos comissários, que só várias horas depois confirmaram a vitória do holandês.

Mas enquanto não se ficou a saber o veredicto da ‘secretaria’ já muito se tinha passado no Red Bull Ring. E desta vez, com a Mercedes longe da ribalta.

À nona prova do ano houve um vencedor que não um dos Flecha de Prata. E a luta pela vitória da Corrida deste domingo foi disputada, não entre consagrados, mas entre dois jovens e futuros anunciados campeões, ambos de 21 anos.

Este foi o pódio mais jovem de sempre; este foi o pódio com primeiro e segundo classificados mais jovens de sempre no conjunto das suas idades. O terceiro lugar ficou para Valtteri Bottas.

Os campeões mundiais Sebastian Vettel e Lewis Hamilton - que têm animado a luta pelo título nos últimos anos - ficaram nesta tarde para segundo plano...

A vitória de Verstappem foi também o regresso da Honda aos triunfos na F1 – doze anos depois. Mas, no arranque para este GP da Áustria longe se estava de prever o que acabou por acontecer. Já se previa uma Corrida emotiva e disputada – mas o arranque não fazia prever que fosse desta maneira...

Leclerc arrancou muito bem segurando a pole position e lançando o Ferrari para um domínio que só foi afrontado na parte final. Verstappen, pelo contrário, partiu mal e caiu do segundo lugar da partida para o sétimo na primeira volta. Os olhos, entretanto, direcionavam-se para os Mercedes, que saíram da segunda linha, e para a recuperação de Sebastian Vettel, que saiu de nono e se chegava à frente.

Vettel mais forte do que Hamilton

Com Bottas e Vettel na box, Mercedes e Ferrari começavam o jogo das boxes – com perda para o alemão com um uma má paragem. Leclerc foi o seguinte. Hamilton e Verstappen demoravam... E quando foram então trocar de pneus, a vantagem ficou para o holandês da Red Bull, pois o líder do campeonato também trocou a asa dianteira.

A cerca de meio da corrida com os pneus duros para rodar até final, a Ferrari mostrava estar mais forte do que a Mercedes. Mas ainda não foi desta que a Scuderia conseguiu sorrir mais do que todos em 2019. Verstappen baralhou as contas. O Red Bull com o motor Honda no rápido e curto Circuito de Red Bull Ring ficou com a última palavra.

Melhorando volta sobre volta, Verstappen passou Vettel com bastante trabalho, Bottas mais facilmente e colou-se ao líder Leclerc. A batalha foi dura, bem dura, com triunfo para o holandês. Despois de uma tentativa com defesa à altura do monegasco, Verstappen foi ganhar o comando da prova ‘no braço’ com os carros a tocarem-se nas rodas quando Leclerc ficou sem pista pela investida do holandês.

Estava-se a três voltas do final. Verstappen chegava de sétimo a líder. E seguiu sem mais problemas para cortar a meta em primeiro em quase duas horas com a adrenalina em alta. A emoção esteve tão concentrada na luta pela vitória que a ultrapassagem de Vettel a Hamilton para recuperar o quarto lugar (depois de uma segunda passagem pelas boxes do alemão), ou a repetição de mais uma grande prova dos McLaren têm de ser contadas em segundo plano.

O Filme da CorridaClassificação final provisória do GP da Áustria:

Com a confirmação da vitória, Max Verstappen ultrapassa Sebastian Vettel no campeonato.

Classificação do Mundial de Pilotos:

1. Lewis Hamilton (Mercedes), 197 pontos

2. Valtteri Bottas (Mercedes), 166

3. Max Verstappen (Red Bull), 126

4. Sebastian Vettel (Ferrari), 123

5. Charles Leclerc (Ferrari), 105

6. Pierre Gasly (Red Bull), 43

7. Carlos Sainz Jr. (McLaren), 30

8. Lando Norris (McLaren), 22

9. Kimi Raikkonen (Alfa Romeo), 21

10. Daniel Ricciardo (Renault), 16

(...)

Classificação do Mundial de Construtores:

1. Mercedes, 338 pontos

2. Ferrari, 198

3. Red Bull, 137

4. McLaren, 40

5. Renault, 32

(...)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos