Lewis Hamilton venceu neste domingo o GP da Grã-Bretanha de Fórmula 1, cujo final foi marcado por momentos de extrema emoção e incerteza.
O campeão do mundo da Mercedes teve um furo na última volta e acabou por conseguir ganhar a prova, mas, com muito sofrimento, teve de 'arrastar' o carro em três rodas até cortar a meta perante a aproximação de Max Verstappen.
So close, @Max33Verstappen 👀 😲#BritishGP 🇬🇧 #F1 pic.twitter.com/Qthn6bK9ME
— Formula 1 (@F1) August 2, 2020
O piloto da Red Bull ficou no segundo lugar da Corrida de Silverstone e o Ferrari de Charles Leclerc terminou no terceiro lugar do pódio.
Valtteri Bottas foi o grande azarado do dia, pois o finlandês também sofreu um furo a três voltas do fim e acabou por ficar fora dos lugares pontuáveis vendo Hamilton distanciar-se 25 pontos na liderança do Mundial.
Todo este desenlace sucedeu após Kimi Raikkonen ter perdido parte da asa dianteira, a quatro voltas do final. Detritos na pista deixados pelo Alfa Romeo e o desgaste dos pneus (os duros, com mais de 30 voltas feitas) foram os dois fatores presumidos logo no final da prova – em isolado ou em conjunto – como podendo estar na origem destes furos – ainda sem análise técnica que confirmasse as presunções.
As primeiras previsões da tarde, entretanto, estiveram com o domínio anunciado dos dois Mercedes para este GP da Grã-Bretanha. Essas ficaram desde logo confirmadas à partida – onde não esteve Nico Hulkebnerg, pois o seu Racing Point acabou por ficar na box.
Hamilton segurou a pole position no arranque com Bottas na cola, mas nunca se deixou afrontar por pelo seu companheiro de equipa guardando sempre uma distância superior a 1 segundo.
Com os dois Mercedes no seu mundo à parte, Verstappen partiu também para uma Corrida solitária na terceira posição. E assim também se pode dizer do Ferrari de Charles Leclerc no quarto posto. As ‘lutas’ na frente acabaram por ficar, no fundo, para a segunda metade do top 10.
Stroll foi o perdedor de facto à partida caindo várias posições e os duelos de ultrapassagens na frente ficaram reservados para o Racing Point do canadiano, os McLaren e os Renault.
As duas entradas do Safety Car às 14 voltas – pelas saídas de pista de Kevin Magnussen (Haas) e de Daniil Kvyat (AlphaTauri) – nunca alteraram esta ordem anunciada nem a relação de forças naquela segunda metade do top 10. O segundo SC serviu, porém, para fazer a primeira da única troca de pneus apostada para a prova – com a colocação dos duros.
Os Mercedes fugiram para o seu ‘mundo’; Verstappen tinha o pódio à espera; o Ferrari dava uma prova de sobrevivência; McLaren, Renault e Racing Point davam a maior cor à prova. A manutenção deste cenário durante a maior parte da Corrida pareceu estar a querer ganhar rótulo de monotonia...
Até tudo acontecer de forma tão repentina em tão pouco tempo, quando Bottas começou a queixar-se dos pneus... A perda de tempo em relação a Hamilton precedeu o furo na roda esquerda dianteira, pouco depois de ter passado a meta – ou seja, o finlandês fez praticamente uma volta inteira com um furo até conseguir entrar na box.
Bottas caiu de segundo para o 12.º lugar e quase nada conseguiu recuperar depois no que faltou para correr. Seguiram-se os problemas de Carlos Sainz Jr. já na última volta - o segundo dos três furos da tarde numa roda dianteira esquerda - e a McLaren também perdia um carro nas posições pontuáveis. Mas o drama ainda não tinha ficado por aí. Foi a vez de Hamilton furar...
O pneu esquerdo da frente do Mercedes do campeão do mundo foi esvaziando e começando a retalhar... Será que dava para chegar ao fim? Deu. E para ganhar? Também. Com o carro sobre três rodas e a arrastar a furada, Hamilton não teve tantos metros para fazer até à meta como Bottas teve de fazer até à box e conseguiu chegar em primeiro.
A dramatic final minute at Silverstone, as @LewisHamilton and his Mercedes hold on for a famous victory! 😮 🏆#BritishGP 🇬🇧 #F1 pic.twitter.com/CmD8hrz2Fw
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Verstappen tinha trocado de pneus na volta anterior para obter a volta mais rápida, que conseguiu, e ficou a ver o Mercedes ‘coxo’ a corta a meta um par de centenas de metros à sua frente. Hamilton bateu mais um recorde: sete vitórias no grande prémio do seu país. E estabeleceu mais outro: o primeiro a ganhar uma Corrida com um pneu furado.
Com os pontos do triunfo e com Bottas fora deles, Hamilton reforçou para 30 pontos a liderança do campeonato. E a Mercedes também ganhou vantagem sobre a Red Bull.
Classificação final do GP da Grã-Bretanha
🏁 CLASSIFICATION 🏁
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After an absolutely crazy final two laps, confirmation of Lewis Hamilton's seventh win at Silverstone
And the first one by crossing the line with a puncture!#BritishGP 🇬🇧 #F1 pic.twitter.com/ueDrd5BwOo
Classificação do Mundial de Pilotos
DRIVER STANDINGS - AFTER FOUR ROUNDS 🏆
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Hamilton extends his lead at the top
Verstappen closes the gap to Bottas in P2#BritishGP 🇬🇧 #F1 pic.twitter.com/BfKqFBaJdV
Classificação do Mundial de Construtores
1. Mercedes, 146 pontos
2. Red Bull, 78
3. McLaren, 51
4. Ferrari, 43
5. Racing Point, 42
6. Renault, 32
(...)
O Mundial de Fórmula 1 continua em Silverstone já na próxima semana com o GP do 70.º Aniversário da F1, a quinta prova da temporada.
[artigo atualizado]