GP da Hungria: Hamilton foi embora e só parou na liderança do Mundial

Campeão do mundo brindou mais uma lição de condução com recordes
Texto
Lewis Hamilton (Associated Press)
Lewis Hamilton (Associated Press)

Lewis Hamilton (Mercedes) venceu neste domingo o GP da Hungria e ascendeu ao comando do Mundial de Fórmula 1 após a terceira prova do campeonato.

Max Verstappen (Red BUll) foi o segundo classificado e Valtteri Botas (Mercedes) ficou no terceiro lugar do pódio.

Hamilton saiu da Hungria com o recorde da volta mais rápida em corrida no Hungaroring (depois do ter feito na véspera na Qualificação) e igualou Michael Schumacher na marca de oito vitórias num mesmo grande prémio (o alemão obteve esse registo em França).

Estes são os factos que decorrem do passar pela meta depois de cumpridas as 70 voltas da corrida. Mas bastante mais aconteceu e, até, ainda antes de os semáforos apagarem para o arranque dos carros.

Com a chuva a molhar a pista logo pela manhã as voltas de instalação fizeram-se com os intermédios e Max Vesrtappen não evitou uma perda de controlo do carro indo bater com o Red Bull no muro.

Com a suspensão e a direção do seu RB16 danificadas, a continuidade do holandês neste GP da Hungria ficou em cheque. Com a equipa Red Bull a fazer um trabalho supersónico no conserto do carro já posicionado na grelha de partida, Verstappen teve luz verde para arrancar.

O verde manteve-se também nos pneus intermédios com que todos partiram modificando ideias iniciais que pudesse haver para a largada – com a exceção dos dois Haas que não acreditaram na chuva e optaram, de início, pelos sclick médios.

Nessa largada, Hamilton saiu disparado a garantir que seria o primeiro a fazer a primeira curva. Bottas teve um impulso quase a queimar a partida e esse excesso de reação transformou-se em reação atrasada quando os semáforos ficaram todos apagados e num péssimo arranque para o segundo piloto da grelha, que acabou ultrapassado por meia dezena de carros.

Hamilton seguiu para uma corrida sem rival a contestar a sua liderança. Mas o domínio dos carros com motores Mercedes ficou fragmentado na largada e na primeira troca de pneus para colocar os slick, entre as quatro e as cinco voltas. No pelotão da frente, mantiveram-se os Haas, com a aposta inicial compensada.

Na perseguição do campeão do mundo, o Red Bull refeito de Vetrstappen foi o que foi dando melhor conta. Entre os altamente competitivos Racing Point, Lance Stroll foi quem manteve a bitola alta. Atrás deles foi-se assistindo às melhores lutas por posição durante a corrida com Alex Albon (Red Bull), os Ferrari de Sebastian Vettel, o Racing Point, o Renault de Daniel Ricciardo e o McLaren de Carlos Sainz Jr. a dominarem a luta pela segunda metade dos lugares pontuáveis.

Bottas esteve do alto do seu Mercedes W11 fora deste pelotão, mas, partindo mais do que uma vez de trás ou do meio dele, ficou como objetivo de corrida traçado apanhar Verstappen no segundo lugar. O finlandês ficou perto – esteve a meio segundo na última volta –, mas o holandês conseguiu sobreviver de forma heróica com o Red Bull e os seus pneus até passar a meta no segundo lugar.

Antes, já Hamilton tinha visto a bandeirada de xadrez estabelecedo novo recorde em Hungaroring em corrida (1m16.627s) deixando apenas quatro pilotos na sua volta para mais um triunfo sem contestação, como já tinha acontecido há uma semana. em com a volta

Neste domingo, a Ferrari terminou com os dois carros, mas apenas um pontuou, assim como a McLaren, numa prova em que houve apenas uma desistência (o AlphaTauri de Pierre Gasly) e a Haas carimbou o primeiro ponto do ano.

Filme da Corrida

Classficação do GP da Hungria:

O novo lugar em corrida de Kevin Magnussen teria valido 2 pontos à Haas, mas a penalização de 10 segundos dada a cada um dos seus pilotos relegou o dinamarques para o 10º lugar e Romain Grosjean para o 16.º.

Classificação do Mundial de Pilotos:

Classificação do Mundial de Construtores:

1. Mercedes, 121 pontos

2. Red Bull, 55

3. McLaren, 40

4. Racing Point, 40

5. Ferrari, 27

6. Renault, 12

(...)

O Mundial de F1 prossegue daqui a duas semanas com o GP da Grã-Bretanha, em Silvertone, a correr no dia 2 de agosto.

[artigo atualizado]

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos