GP da Toscana: Mercedes e Hamilton ganham tudo na festa da Ferrari

Lewis Hamilton venceu na estreia de Mugello na F1 após uma corrida com três partidas
Texto
Lewis Hamilton (Lusa)
Lewis Hamilton (Lusa)

Lewis Hamilton venceu o GP da Toscana de Fórmula 1 e a Mercedes acabou por ganhar tudo na corrida que fazia a festa do grande prémio 1.000 da Scuderia Ferrari.

O segundo classificado em Mugello foi Valtteri Bottas e o terceiro colocado foi Alex Albon.

Depois de um fim de semana dominador culminado com a primeira fila da grelha para a partida - de uma corrida que viria a ser muito atribulada - a Mercedes ganhou com uma dobradinha e Hamilton a juntar a volta mais rápida ao seu sétimo triunfo da época.

A Ferrari contentou-se em pontuar com os dois pilotos numa prova que terminou apenas com 12 carros.

Estes foram os resultados factuais da ‘festa’ reservada para Mugello no regresso do público à Fórmula 1, mas o desenrolar dos acontecimentos na nona prova da época tornaram-na na mais atribulada desta temporada.

Para ‘inicio de relato’, o GP da Toscana teve três partidas da grelha, para além de uma partida largada após a entrada do primeiro Safety Car em pista – e esta aconteceu logo na primeira volta.

Bottas foi quem partiu melhor no arranque do grande prémio e tomou de assalto a liderança, que Hamilton não conseguiu segurar saindo da pole position. Charles Leclerc também saiu muito bem fazendo a Ferrari sorrir com um inicial terceiro lugar, mas os carros italianos iriam acabar por voltar a fazer uma prova de sobrevivência...

Max Verstapppen tinha passado o tempo entre as voltas de instalação e a partida com os mecânicos de volta do seu Red Bull e, após a largada, o seu carro acabou mesmo por não corresponder sendo ‘engolido’ pelo pelotão e acabando por ser abalroado num primeiro acidente que deixou também o vencedor da semana de passada de fora: Pierre Gasly (AlphaTauri).

Bottas teve pouco tempo para desfrutar da liderança. Limpa a pista, recolhido o Safety Car, o finlandês preparou-se para largar para o recomeço, mas atrás de si, um novo e mais forte acidente voltou desde logo a provocar nova interrupção e, desta vez, com bandeiras vermelhas a parar mesmo a prova.

Com o pelotão dividido entre um primeiro grupo à espera que Bottas carregasse no acelerador e um segundo que carregou cedo de mais Carlos Sainz Jr. (McLaren) iniciou uma carambola de choques que envolveram também Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo), Kevin Magnussen (Haas) e Nicholas Latifi (Williams).

Desta vez, o recomeço da corrida ficou marcado para uma partida parada na grelha – já sem Esteban Ocon (Renault) que não regressou das boxes devido a problemas mecânicos. E, desta vez, Bottas não partiu tão bem. Com uma dezena de voltas marcadas, Hamilton recuperou o primeiro lugar. E, bem vistas as coisas, não mais deixou Bottas ameaçar-lhe a liderança deixando o seu companheiro de equipa sempre a uma distância fora do uso de DRS – mesmo incluindo a nova paragem que anda iria acontecer...

Até lá, assistiu-se a uma corrida muito animada – também para além dos incidentes – na discussão dos lugares que chegavam até ao terceiro lugar do pódio. Com Daniel Riciardo (Renault), os dois Racing Point de Lando Norris e Sergio Pérez, o Mclaren de Lando Norris e, claro, Albon, a animarem a luta pelas subidas de posições; enquanto o Ferrari de Leclerc ia caindo lugares afastando-se da frente e ficando mais perto do SF1000 de Sebastian Vettel e dos outros monolugares com o seu motor...

Quando a luta pelo terceiro lugar já parecia estar destinada a três pilotos, Stroll foi traído por uma falha na roda esquerda traseira – que poderá ter estado ou no pneu ou na suspensão – e sofreu um violento despiste com paragem nos muros de proteção. Após o sétimo de oito carros de fora por acidente, novas bandeiras vermelhas; nova interrupção.

Na terceira partida parada do dia, Hamilton não só não vacilou, como Bottas ainda partiu pior e foi mesmo ultrapassado por Ricciardo. O campeão do mundo e líder do Mundial seguiu tranquilo para sétima vitória da época. Bottas recuperou a segunda posição, mas não conseguiu mais do que minimizar os estragos pontuais.

E acabou por ser a batalha pelo terceiro lugar a manter o tempero da animação. Albon confirmou que o Red Bull estava melhor do que o Renault para a última parte da prova e o tailandês conseguiu finalmente o tão esperado primeiro pódio da carreira.

Numa corrida em que apenas Mercedes e Ferrari terminaram com os dois carros, a equipa campeã do mundo levou tudo o que havia para levar com Hamilton a carimbar a vitória 90 da carreira e a ficar a apenas a uma de igualar o recorde de Michael Schumacher. A Scuderia apenas pôde consolar-se com dois carros nos pontos no seu milésimo grande prémio.

O Filme da Corrida

A Classficação do GP da Toscana:

Com mais este triunfo, Hamilton aumentou para 55 pontos a vantagem sobre Bottas no campeonato.

Classificação do Mundial de Pilotos:

Classificação do Mundial de Construtores:

1. Mercedes, 325 pontos

2. Red Bull, 173

3. McLaren, 106

4. Racing Point, 92

5. Renault, 83

6. Ferrari, 66

7. AlphaTauri, 53

(...)

O Mundial de F1 prossegue no fim de semana de 25 a 27 deste mês com o GP da Rússia no Autódromo de Sochi.

[artigo atualizado]

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal