Bottas vence nos EUA e LEWIS HAMILTON É HEXACAMPEÃO DO MUNDO

Piloto da Mercedes conquistou o sexto título mundial a duas corridas do final do campeonato
Texto
Lewis Hamilton (Lusa)
Lewis Hamilton (Lusa)

Lewis Hamilton é hexacampeão do mundo de Fórmula 1 depois de ter terminado no segundo lugar o GP dos EUA que foi ganho pelo seu companheiro de equipa na Mercedes, Valtteri Bottas.

Hamilton precisava apenas de quatro pontos para revalidar o titulo antes desta 19.ª e antepenúltima prova do calendário. O piloto britânico cumpriu com galhardia o objetivo lutando até praticamente ao final da Corrida pela vitória com Bottas e acabando por segurar o segundo lugar do pódio à frente do Red Bull de Max Verstappen.

E foi entre estes três pilotos que a luta pela vitória no Circuito das Américas aconteceu.

Bottas partiu muito bem segurando o primeiro lugar com que saiu da grelha de partida. Verstappen também partiu rápido e Hamilton idem. Dos cinco primeiros da grelha só os Ferrari ficaram para trás no arranque.

Alexander Albon (Red Bull) era o sexto da grelha e também ele teve azar na partida chocando com Carlos Sainz Jr. (McLaren) sendo obrigado a ir à box logo na primeira volta – mas o tailandês fez uma corrida excecional a partir daí terminando no quinto lugar.

Leclerc caiu para o quarto lugar onde viria a terminar também. A má partida de Sebastian Vettel – que se foi queixando de problemas no Ferrari à medida que ia perdendo posições – teve o seu epílogo à Volta 8 quando a suspensão direita traseira partiu ditando o abandono.

Leclerc manteve-se em pista no quarto lugar, mas os problemas da Ferrari para conseguir ter um carro competitivo neste domingo chegaram o cúmulo de o monegasco ter terminado a mais de 50 segundos do vencedor e a mais de 40 do pódio.

Bottas confirmou que estava mais forte do que todos neste fim de semana levando Hamilton a tentar uma estratégia diferente do seu companheiro de equipa. O finlandês liderava a Corrida quando fez a primeira troca de duas pensadas, mas Hamilton acabou por se manter em pista várias outras voltas passando a apostar numa paragem única.

Verstappen apostou na estratégia de Bottas. Quanto ao holandês da Red Bull, Hamilton conseguiu vingar. Já quanto ao seu companheiro de equipa, Bottas manteve-se mais forte.

Bottas, Verstappen e Hamilton seguiam nesta ordem até à primeira paragem do finlandês e do holandês. Quando o inglês da Mercedes fez a sua única paragem, estas posições foram retomadas. A ordem mudou outra vez na segunda paragem de Bottas e Verstappen, com Hamilton de novo na liderança.

Mas neste jogo de pneus mais frescos de quem parou duas vezes e de ver se aguentavam os que já tinham mais voltas (Hamilton) ganhou Bottas, pois a perseguição ao seu companheiro de equipa teve resultados a quatro voltas do fim. Depois de uma primeira tentativa na volta anterior – que Hamilton defendeu com mais garra – Bottas retomou facilmente a liderança na Vota 52.

Verstappen foi-se preparando para fazer o mesmo e tentar recuperar o segundo lugar, mas a paragem do Haas de Kevin Magnussen numa escapatória trouxe bandeiras amarelas e a impossibilidade de o holandês aproveitar o DRS numa das zonas favoráveis às ultrapassagens, com Hamilton a seguir sem ‘ataques’ no segundo lugar atrás de Bottas para o seu sexto título mundial.

O Filme da Corrida

Classificação do GP dos EUA:

Já depois de terminada a Corrida, Daniil Kvyat foi penalizado com 5 segundos e acabou por perder o 10.º lugar ficando sem pontos. O russo da Toro Rosso foi castigado pelo choque com o Racing Point de Sergio Pérez na ultrapassagem que lhe deu o 10.º lugar que veio depois a perder.

Depois de ter perdido o 9.º lugar e ficado em 11.º no GP do México, esta é a segunda corrida consecutiva em que Kvyat é penalizado. Neste GP dos EUA, o russo fpo despromovido ao 12.º lugar passando Pérez para dentro dos pontos e Kimi Raikkonen no 11.º posto.

Depois de ter garantido o título de Construtores (pela sexta vez consecutiva), a Mercedes tem o campeão do mundo de Pilotos também pela sexta vez seguida e, desta vez, volta a ter os dois primeiros da tabela.

Hamilton assegurou o seu sexto título e Bottas garantiu o segundo lugar no Mundial continuando agora por decidir quem será o terceiro classificado do campeonato quado faltam duas corridas para terminar a época.

Classifcação do Mundial de Pilotos:

1. Lewis Hamilton (Mercedes), 381 pontos – Campeão do Mundo

2. Valtteri Bottas (Mercedes), 314

3. Charles Leclerc (Ferrari), 249

4. Max Verstappen (Red Bull), 245

5. Sebastian Vettel (Ferrari), 230

(...)

Classifcação do Mundial de Construtores:

1. Mercedes, 695 pontos

2. Ferrari, 479

3. Red Bull, 366

4. McLaren, 121

5. Renault, 83

6. Racing Point, 65

7. Toro Rosso, 64

(...)

A Fórmula 1 segue para o Interlagos onde, no fim de semana de domingo dia 17 deste mês, se realizará o GP do Brasil – penúltima prova da temporada.

[artigo atualizado]

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal