F1: Valtteri Bottas vai correr pela Alfa Romeo a partir de 2022

Piloto finlandês muda de equipa à décima temporada na F1
Texto
Valtteri Bottas (Reuters)
Valtteri Bottas (Reuters)

Valtteri Bottas vai ser piloto da equipa da Alfa Romeo de Fórmula 1 a partir de 2022. O finlandês deixará a Mercedes para se juntar à equipa dirigida por Frédéric Vasseur na próxima época com um contrato de vários anos que não foram especificados quer pela equipa quer pelo piloto.

"Um novo capítulo na minha carreira enquanto piloto está a começar: Estou entusiasmado por me juntar à Alfa Romeo Racing ORLEN para a temporada de 2022 e seguintes, para o que vai ser um novo desafio em conjunto com um fabricante icónico. A Alfa Romeo é uma marca que não precisa de apresentação, pois escreveram algumas grandes páginas da história da Fórmula 1 e vai ser uma honra representar esta marca.”

“O potencial da estrutura em Hinwil é evidente e estou entusiasmado com a oportunidade de poder ajudar a equipa a avançar para a frente da grelha, especialmente com o novo regulamento em 2022 que dá à equipa uma oportunidade de dar um salto no seu desempenho. Estou grato pela confiança que a equipa depositou em mim e mal posso esperar para retribuir a sua fé: Estou faminto como sempre de lutar pelos bons resultados e, quando chegar a altura, pelas vitórias.”

Com 32 anos, Valtteri Bottas cumpre neste ano a sua nona época na Fórmula 1 onde se estreou na Williams em 2013 tendo-se mudado para a Mercedes em 2016. Com a equipa alemã, Bottas foi duas vezes vice-campeão mundial (2019 e 2020) e obteve as suas nove vitórias em grandes prémios e as 17 pole positions. Ao longo da carreira, o finlandês conta com 63 pódios.

Entrados já na segunda metade da atual temporada, Bottas anuncia a mudança de uma equipa que luta pelos títulos mundiais e é fornecedora de motores para outra que é uma equipa cliente (da Ferrari) e que luta pelas posições na segunda metade do pelotão.

“Conheço bem o Fred [Vasseur] e estou ansioso por conhecer o resto da equipa com quem vou trabalhar, construindo relações tão fortes como as que tenho na Mercedes. Estou orgulhoso do que consegui em Brackley e estou totalmente concentrado em terminar o trabalho enquanto lutamos por outro campeonato mundial, mas também estou ansioso pelos novos desafios que me esperam no próximo ano."

O piloto que tem sido mais falado para ocupar o lugar de Bottas na Mercedes para fazer dupla com Lewis Hamilton (contrato até 2023) é o britânico George Russell (23 anos) que representa a Williams desde que s estreou na F1 em 2019.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal