F1: Verstappen ganha o GP de Miami à frente de Leclerc

Diferença entre os dois da frente do Mundial fica em 19 pontos
Texto
Max Verstappen e Charles Leclerc (Lusa)
Max Verstappen e Charles Leclerc (Lusa)

Max Verstappen venceu o GP de Miami reduzindo para 19 pontos a diferença para Charles Leclerc na luta pelo primeiro lugar do Mundial de Fórmula 1.

A Ferrari ficou com o sabor agridoce dos dois últimos lugares do pódio da quinta prova do campeonato: o monegasco em segundo e Carlos Sainz em terceiro.

A Red Bull – com Sergio Pérez no quarto lugar – foi a maior vencedora da estreia de Miami na F1 juntando ao maior número de pontos nos Construtores o ganho obtido pelo neerlandês a partir do terceiro lugar a grelha de partida.

O triunfo de Verstappen foi conseguido a dois tempos – que foram rápidos e antecessores de uma vitória sem, praticamente, qualquer discussão.

Na partida, o campeão do mundo ganhou o segundo lugar a Sainz enquanto Leclerc segurou a pole position. Mas não demorou muito o take 2. À volta 9, o Red Bull #1 passou para a frente com uma grande ultrapassagem.

Já com pneus duros a pensar numa única paragem depois de trocados os médios, Verstappen anunciava com o seu andamento a terceira vitória do ano aparentando uma superioridade (mais veloz) com o seu Red Bull sobre o Ferrari de Leclerc na pista citadina de Miami.

Um acidente com Pierre Gasly (AlphaTauri) a meter-se na trajetória de Lando Norris não só deixou o McLaren bastante destruído como motivou mesmo a entrada do Safety Car. E foi aí, já a 15 voltas do final, que uma incerteza sobre o vencedor voltou a pairar...

Uma luta entre Pérez e Sainz no retomar da corrida acabou por ser mais quente do que a esperada pelo primeiro lugar. Os dois ainda chegaram a trocar de posição, mas o espanhol conseguiu manter o terceiro lugar.

Na frente, Leclerc conseguiu a aproximação a Verstappen para ataque com DRS, mas nunca conseguiu, de facto, ameaçar a posição do neerlandês. A luta encetada para as últimas cinco das 57 voltas não chegou a durar até à última e Verstappen garantiu o triunfo sem mácula.

Classificação do GP de Miami:

Classificação do Mundial de Pilotos:

Classificação do Mundial de Construtores: 

1 Ferrari, 157 pontos

2 Red Bull, 151

3 Mercedes, 95

4 McLaren, 46

5 Alfa Romeo, 31

(...)

O Mundial de F1 regressa à Europa daqui a duas semanas com o GP de Espanha, em Barcelona, no fim de semana de 22 deste mês de maio.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal