Max Verstappen (Red Bull) venceu este domingo o GP da Alemanha que teve lugar no Circuito de Hockenheim, numa corrida verdadeiramente do outro mundo, cheia de emoção, surpresas e muitas saídas de pista.
Numa corrida à chuva, Lewis Hamilton que largou da pole position assumiu o comando da prova levando atrás de si o seu companheiro de equipa Valtteri Bottas, enquanto Verstappen deixava o seu carro patinar e perdia uma posição para Kimi Raikkonen (Alfa Romeo).
Watch the wet start at Hockenheim! 🌧️
The slippery surface is proving challenging >> https://t.co/ABihc5T8E1#GermanGP 🇩🇪 #F1 pic.twitter.com/tIz5a3CPlx
— Formula 1 (@F1) July 28, 2019
Mas a corrida não demorou muito a ver o safety car entrar em pista, já que na segunda volta Sergio Pérez (Racing Point) cometeu um erro na curva antes da reta da meta e bateu no muro de proteção.
A Ferrari aproveitou a entrada do safety car para mandar entrar Vettel nas boxes e trocar pneus de chuva para intermédios e com isso o piloto alemão ascendeu ao oitavo lugar, depois de ter largado do último lugar da grelha.
Com a chuva a diminuir à passagem da décima das 64 voltas da corrida, o asfalto começava a secar em algumas zonas e as equipas teriam de decidir se aproveitavam ou não para montar pneus macios.
No entanto na volta 16 foi a vez de Daniel Ricciardo ficar pelo caminho com o motor do seu Renault a ceder e a deixar o piloto australiano fora da corrida.
Mas foi à volta de 19 que Kevin Magnussen (Haas) teve o condão de baralhar a contas depois de ter optado por montar pneus macios no seu carro, apostando em que a pista secasse de uma forma rápida.
A estratégia de Magnussen e da Haas acabou por ser seguida pela Ferrari, com Vettel e Leclerc a realizarem a mesma operação, enquanto a Mercedes, mais conservadora, optava por pneus médios, a mesma escolha para Versttapen que estava na luta com Bottas pela segunda posição.
No entanto a estratégia arriscada da Ferrari não correu da melhor maneira já que Leclec, que ocupava a quarta posição , saiu de pista e bateu no muro de proteção acabando por abandonar a corrida.
LAP 29/64
Minutes after stopping for a set of slicks, Charles Leclerc's race is over
He crashes into the barriers and the Safety Car comes out
Huge drama here at Hockenheim#GermanGP #F1 🇩🇪 pic.twitter.com/WFRXAx2utN
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Mas o golpe de teatro surgiu na volta seguinte com o líder da corrida, Lewis Hamilton, a seguir o mesmo caminho que o monegasco da Ferrari, cometendo um erro na última curva e a sair de pista danificando a frente do seu Mercedes.
O líder do campeonato atravessou então a pista para entrar nas boxes pelo local errado, uma infração que acabou por ser penalizada com cinco segundos.
BREAKING: Five-second time penalty for Lewis Hamilton for entering the pit lane on the wrong side of the bollard#F1 #GermanGP 🇩🇪 pic.twitter.com/zCHZdoPE7Y
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Como se não bastasse a penalização, Hamilton viu ainda a sua equipa perder muito tempo nas boxes para mudar o bico do Mercedes.
Na frente da corrida ficava então Max Verstappen, seguido pelo surpreendente Nico Hulkenberg (Renault) e Valtteri Bottas.
Contudo à passagem da volta 41, Hulkenberg errou e saiu de pista no mesmo local onde tinha saído Charles Leclerc e ficou fora da corrida.
LAP 40/64
Heartbreak for @HulkHulkenberg as he crashes into the barriers and can't recover 💔
With a first F1 podium in sight, his race is over#F1 #GermanGP 🇩🇪 pic.twitter.com/cS8IybB7sT
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A emoção estava ao rubro e aproveitando nova entrada em pista do safety car, Verstappen e Vettel entram nas boxes para uma nova troca de pneus, voltando a montar pneus intermédios.
A corrida estabilizou então até à passagem da volta 47, altura em que a pista começava a revelar zonas de asfalto seco e Lance Stroll (Racing Point) decidiu montar pneus macios.
Atrás de Stroll vieram então todos os restantes pilotos em pista e o piloto da Racing Point ficava na frente da corrida, mas não por muito tempo, já que Max Verstappen voltava a reassumir o comando da prova, na frente de Daniil Kvyat (Toro Rosso) e Lance Stroll que acabou por cair para terceiro.
A 10 voltas do final, Lewis Hamilton voltava a cometer um erro e descia para o último lugar da corrida.
Já Bottas que estava na luta com Stroll pelo terceiro lugar acabou por acentuar a deceção da Mercedes ao bater forte na curva 1 e acabando assim por abandonar a corrida.
LAP 57/64: SAFETY CAR
The race goes from bad to worse for Mercedes 👀
Valtteri Bottas' race is over as pushes beyond the limit in the race for the final podium place 💥
Lewis Hamilton is down in P14#F1 #GermanGP 🇩🇪 pic.twitter.com/NYu9T6MNrA
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O safety car voltou a entrar em pista e quando saiu faltavam apenas cinco voltas para o final.
Sebastian Vettel era então o piloto mais rápido em pista e numa grande corrida de recuperação despachou-se primeiro de Carlos Sainz (McLaren), depois de Stroll e a duas voltas do final passou Kvyat, garantindo assim a segunda posição, atrás de Max Verstappen que conquistou a sua sétima vitória da carreira na F1 e a segunda da temporada. Já Daniil Kvyat terminou na terceira posição 7.340s de Verstappen
O líder do campeonato, Lewis Hamilton, terminou na 11.ª posição a mais de 18s do vencedor.
Com estes resultados, Hamilton continua na liderança do mundial e soma agora 223 pontos, Bottas é segundo com 184 pontos, enquanto Verstappen é terceiro com 162 pontos. Já Sebastian Vettel está no quarto lugar com 141 pontos.
A próxima ronda do campeonato, a última antes das férias do verão é o GP da Hungria que terá lugar de 2 a 4 de agosto.
Classificação final do GP da Alemanha
Confirmation of the final positions from an unforgettable race at Hockenheim ⏱️#GermanGP #F1 🇩🇪 pic.twitter.com/ea8y1zqGE3
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