GP da Arábia Saudita de F1 segue em pista após ataque com mísseis perto do circuito

Estação de combustíveis foi atacada nesta sexta-feira
Texto
Max Verstappen em Jeddah (Lusa)
Max Verstappen em Jeddah (Lusa)

O GP da Arábia Saudita vai continuar a decorrer com o programa previsto durante o fim de semana depois de confirmado um ataque dos rebeldes hutis a uma estação de distribuição de combustíveis perto do Circuito de Jeddah.

O programa desta sexta-feira chegou a sofrer um adiamento, houve reuniões com os pilotos, mas os carros voltaram à pista depois e a organização já confirmou que o programa do grande prémio segue como previsto.

A Associated Press confirmou o ataque dos rebeldes do Iémen, mas as autoridades sauditas não especificaram à agência o armamento utilizado nesta “ação hostil” dos hutis contra o depósito.

A «BBC» descreve que o “ataque” à estação que fica a cerca de dezena e meia de quilómetros do Circuito de Jeddah – Max Verstappen queixou-se de estar a sentir cheiro a queimado – foi feito com ‘mísseis’ atestando também a confirmação da continuação do grande prémio.

A estação britânica refere que Stefano Domenicale, o CEO da F1, confirmou às equipas e aos pilotos que o fim de semana seguiria como revisto e que a segurança do grande prémio era prioridade para as autoridades.

O segundo treino desta sexta-feira, já depois do ataque, acabou por começar 15 minutos mais tarde, pois, à hora inicial prevista, pilotos, responsáveis das equipas e organizadores estiveram reunidos.

Comunicado da F1 citado pela «BBC» refere que “a Formula 1 tem estado em contacto próximo com as autoridades” e que estas “confirmaram que o evento pode continuar como planeado” assim como se manterá próxima de todas as equipas na “monitorização da situação”.

Os organizadores da corrida também atestaram o “ataque na estação de distribuição da Aramco em Jeddah ao início da tarde” para frisar o contacto com autoridades, F1 e FIA “para garantir que todas as medidas de segurança necessária continuarão a ser implementadas”.

“O horário do fim de semana de corrida continuará como planeado. A segurança dos nossos convidados continuará a ser a nossa prioridade principal”, comunicou a Saudi Motorsport Company, segundo relata a «BBC».

Depois do atraso de 15 minutos, o programa em pista continuou como planeado e realizaram-se os segundos treinos livres desta sexta-feira, com Charles Lecler na frente dos tempos. O programa do GP da Arábia Saudita, segunda prova do Mundial de F1, prossegue neste sábado.

A decisão dos organizadores não foi, porém, desde logo acompanhada pelo pilotos e uma longa reunião prolongou-se madrugada dentro em Jeddah envolvendo ainda autoridades governamentais sauditas. A decisão oficial de manter o grande prémio voltou a ser comunicada na manhã deste sábado como refere o site da F1.

"A Formula 1 e a FIA podem confirmar que, no seguimento das conversações com as equipas e os pilotos, o GP Prémio da Arábia Saduita vai continuar como programado."

A Associação de Pilotos também se pronunciou em comunicado neste sábado depois das várias horas de reuniões da véspera numa citação da «BBC». 

"Uma larga variedade de opiniões foram partilhadas e debatidas ouvindo não só os responsáveis da F1, mas também os ministros do governo saudita - que explicaram como as medidas de segurança estava a ser elevadas ao máximo -, o resultado foi uma resolução de que faríamos os treinos e a qualificação hoje [sábado] e a corrida amanhã [domingo]." 

"Esperamos por isso que o GP da Arábia Saudita de 2022 será lembrado como uma boa corrida em vez de pelo incidente que aconteceu ontem [sexta-feira]", referiram os pilotos.

[artigo de sexta-feira atualizado já neste sábado 26-3]

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel