GP da Itália: Leclerc garante a pole com erro da Mercedes

Confusão na Q3 deixou piloto monegasco no primeiro lugar da grelha
Texto
Charles Leclerc (Associated Press)
Charles Leclerc (Associated Press)

Charles Leclerc conquistou este sábado a pole position para o GP de Itália de Fórmula 1, que terá lugar no domingo, numa Q3 onde apenas dois pilotos conseguiram garantir uma derradeira volta rápida.

Leclerc fez a pole, lançando as bancadas do Circuito de Monza em festa, ao rodar na sua melhor volta em 1m19.397s, uma marca conseguida no inicio da Q3, já que a derradeira tentativa foi uma autêntica trapalhada onde dos nove carros em pista, apenas dois conseguiram entrar numa volta rápida antes da bandeira de xadrez.

Todos os pilotos foram para última tentativa de volta rápida, quando faltavam apenas dois minutos para o fim da sessão, revelando de imediato que ninguém estava interessado em ficar à frente do grupo e que pretendiam aproveitar da melhor forma o cone de ar do carro anterior

Com a tremenda indecisão dos pilotos, apenas Leclerc e Carlos Sainz (McLaren) conseguiram iniciar a derradeira volta rápida antes da bandeira de xadrez, com os dois pilotos da Mercedes a serem apanhados na confusão, depois de terem saído para a pista nos últimos lugares, num claro erro estratégico, tal como Sebastian Vettel (Ferrari).

Com a trapalhada da Q3, Charles Leclerc ocupa assim a pole position, até ver, com o tempo que conseguiu realizar no início da derradeira sessão de Qualificação, enquanto Lewis Hamilton (Mercedes) ocupa o segundo lugar da grelha.

A segunda linha é ocupada por Valtteri Bottas (Mercedes) e Sebastian Vettel, enquanto a terceira linha vai contar com os dois carros da Renault, de Daniel Ricciardo e Nico Hulkenberg.

Contudo a Direção de Corrida anunciou que abriu uma investigação aos acontecimentos no final da Q3, o que pode levar a penalizações.

Esta derradeira sessão de Qualificação para o GP de Itália ficou ainda marcada pelo acidente de Kimi Raikkonen (Alfa Romeo), que obrigou a que fosse exibida a bandeira vermelha.

Nota ainda para Carlos Sainz que vai sair do sétimo lugar da grelha, tendo a seu lado na quarta linha o Red Bull de Alexander Albon.

Já a quinta linha será ocupada por Kimi Raikkonen e Lance Stroll (Racing Point).

Qualificação para o GP de Itália (a qual será atualizada com as penalizações):

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano