Porsche construiu motor para entrar na F1 em 2021

Sem alterações significativas nas regras dos motores a Porsche vai continuar de fora
Texto
Porsche (Reuters)
Porsche (Reuters)

O regresso da Porsche à Fórmula 1 é um tema recorrente nos últimos anos, depois de ter sido conhecido que em 2021 a competição máxima do automobilismo estava disponível para alterar as regras dos motores.

Apesar dos planos não se terem concretizado até ao momento, a marca alemã ponderou mesmo entrar na Fórmula 1 em 2021 e chegou a fabricar um motor.

No entanto, o escândalo que envolveu o Grupo Volkswagen em 2015 e a resistência da F1 em mudar as regras acabaram por levar a Porsche a colocar a ideia de parte e a apostar na Fórmula E já a partir da próxima temporada.

Fritz Enzinger, responsável da Porsche pelo departamento de competição, reconheceu em entrevista ao «Motosport.com» que em 2017 a F1 deu sinais de abertura para mudar as regras dos motores, o que levou a marca a trabalhar num possível regresso à competição.

“Nessa altura recebemos coordenadas para montarmos um motor de seis cilindros, altamente eficiente. Era um projeto que teria de ser testado em pista em 2019. Isso foi o que nos pediram”, sublinhou Fritz Enzinger.

No entanto as últimas reuniões entre os organizadores da F1 e os fabricantes acabou por ser revelado a falta de interesse da F1 em alterar as regras dos motores e desta forma as alterações previstas para 2021 são poucas ao nível das unidades motrizes.

Com esta decisão a Porsche acabou por desistir da ideia de regressar à Fórmula 1. “O motor está concluído e já foi testado. Agora o que vamos fazer é tentar transferir a experiência adquirida com a construção deste motor para os carros de produção”, concluiu Enzinger.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos