GP de Singapura: Vettel regressa às vitórias na dobradinha da Ferrari

Piloto alemão alcançou a sua 53.ª vitória na F1
Texto
Sebastian Vettel (Associated Press)
Sebastian Vettel (Associated Press)

Sebastian Vettel alcançou este domingo a sua 53.ª vitória na Fórmula 1, ao vencer o GP de Singapura, 15.ª ronda do mundial, totalmente dominada pelos pilotos da Ferrari, num circuito tradicionalmente pouco favorável à equipa de Maranello.

O piloto alemão, quatro vezes campeão do mundo, conseguiu uma importante injeção de moral ao regressar às vitórias 392 dias depois da sua última vitória na F1.

Vettel que saiu do terceiro lugar da grelha, começou por atacar a segunda posição de Lewis Hamilton (Mercedes), que não conseguiu surpreender Charles Leclerc (Ferrari) que saiu da 'pole'.

Os pilotos da frente rodaram com diferenças muito pequenas até à 16.ª volta, altura em que Leclerc tentou aumentar o ritmo na tentativa de alargar a diferença para os seus perseguidores, mas sem resultados.

À passagem da 20.ª volta das 61 da corrida, começaram as paragens para trocas de pneus, com Vettel e Max Verstappen (Red Bull), a entrarem primeiro que os seus rivais. Vettel saiu para a pista em 10.º e Verstappen em 12.º atrás de Nico Hulkenberg (Renault).

Na frente da corrida, Leclerc, parou na 21.ª volta, mas regressou à corrida atrás do seu companheiro de equipa, numa boa paragem da Ferrari.

Na Mercedes a estratégia foi aguentar em pista os seus pilotos por mais algumas voltas na tentativa de surpreender a Ferrari, no entanto a estratégia da equipa acabou por não resultar.

Bottas acabou por trocar de pneus na volta 23 e acabou por regressar à pista em oitavo e Hamilton só trocou de pneus à passagem da volta 26 e acabou por sair para a pista na frente do seu companheiro de equipa.

Com Vettel ao ataque, o alemão da Ferrari chegou à liderança à passagem da volta 31, depois de Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo) ter conseguido assumir o comando da corrida, conseguindo desta forma ser o primeiro piloto não Mercedes, Ferrari e Red Bull, a liderar a corrida de F1 por uma volta completa desde 2015.

Vettel estava isolado no comando da corrida, com uma vantagem superior a 5 segundos de Leclerc, quando à passagem da volta 36 ​​George Russell e Grosjean, tiveram um toque, obrigando à entrada do Safety Car, pela primeira vez em pista.

O pelotão ficava todo junto e esperava-se um ataque da Mercedes e de Hamilton à liderança da Ferrari. No entanto ficou claro no reinício da corrida que a Mercedes não era capaz de responder ao melhor ritmo revelado pelos pilotos de Maranello e do próprio Verstappen.

Pouco depois foi a vez de Sergio Pérez (Racing Point) ficar parado em pista com problemas de motor do seu monolugar, o que obrigou à segunda entrada do Safety Car, que também não acabou por trazer novidades entre os primeiros.

À passagem da volta 50 Raikkonen (Alfa Romeo) e Kvyat (Toro Rosso) tocaram-se e o Raikkonen ficou de fora na primeira curva, obrigando à terceira e última entrada do Safety Car.

Até final da corrida, Vettel mostrou a sua determinação em regressar às vitórias em Singapura, onde não vencia desde 2015 e acabou por terminar a corrida com uma vantagem de 2.641s sobre Charles Leclerc e deu à Ferrari a terceira vitória consecutiva na temporada.

Max Verstappen, apesar dos ataques finais de Lewis Hamilton, foi terceiro a 3.821s de Vettel, na frente de Hamilton e Bottas que fecharam o top cinco.

Classificação do GP de Singapura

 

 

Classificação do Mundial de Pilotos:

1. L. Hamilton (Mercedes), 296 pontos

2. V. Bottas (Mercedes), 231

3. C. Leclerc (Ferrari), 200

4. M. Verstappen (Red Bull Racing), 200

5. S.Vettel (Ferrari), 196

6. P. Gasly (Toro Rosso), 69

7. C. Sainz (McLaren), 58

8. A. Albon (McLaren),42

9. D. Ricciardo (Renault),34

10. Daniil Kvyat (Toro Rosso), 33

(...)

Classificação do Mundial de Construtores: 

1. Mercedes), 527 pontos

2. Ferrari, 394

3. Red Bull Racing, 298

4. McLaren, 89

5. Renault, 67

(...)

Filme da Corrida aqui.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos