GP do Azerbaijão: recital Mercedes parte IV e Bottas lidera o Mundial

  • Redação Autoportal
Valtteri Bottas (Lusa)
Valtteri Bottas (Lusa)
Quarta dobradinha da Mercedes na quarta prova da época

Valtteri Bottas venceu o GP do Azerbaijão de Fórmula 1 e voltou ao comando do Mundial após mais um recital da Mercedes.

A equipa campeã do mundo fez a quarta dobradinha na quarta corrida do campeonato com Lewis Hamilton a ficar com o segundo lugar ‘respeitando’ a ordem de partida na grelha.

A Ferrari continua sem aparecer neste Mundial e Sebastian Vettel não conseguiu melhor do que o terceiro lugar, que também passou a ocupar no campeonato.

Valtteri Bottas é de novo o comandante desse campeonato com mais um ponto do que Lewis Hamilton. Num Mundial até agora a dois da mesma equipa, a vantagem cai para o finlandês fruto da volta mais rápida no GP da Austrália que abriu a temporada.

Fora esse desempate, são duas vitórias para cada um no Mundial. Bottas abriu a ganhar em Melbourne Park. O campeão do mundo inglês venceu no Bahrain e na China. O finlandês regressou agora ao primeiro lugar do pódio.

O quarto capítulo do exclusivo domínio Mercedes nesta época começou, como se já se disse, na Qualificação com a dobradinha para uma partida com Bottas na pole position.

O finlandês conseguiu resistir no arranque e segurou a primeira posição em que acabou por chegar no final.

No Circuito Citadino de Baku onde costuma haver muitas incidências, a incerteza que houve quanto ao resultado final foi protagonizada por Charles Leclerc, que acabou por fazer uma grande corrida, mas que acabou também por não chegar a colocar em causa o domínio Mercedes.

O monegasco partiu com pneus médios (do oitavo lugar) e, contra os macios dos adversários da frente, conseguiu chegar à liderança da Corrida retardando a ida às boxes. Mas, quando teve de fazê-lo, com os outros já também com médios e passou para o composto mais mole, o canto do cisne da Scuderia terminou.

A Ferrari não se deu bem com os macios e Vettel também sentiu isso. E os dois Mercedes voltaram à sua posição ‘inicial’, com Bottas a liderar e Hamilton a terminar muito perto, mas sem haver luta pela posição de vencedor da Corrida.

Bottas ganhou, lidera o Mundial com um ponto e a Mercedes está destacada no campeonato de Construtores.

O Filme da Corrida

Classificação do Mundial de Pilotos:

 

Classificação do Mundial de Construtores:

1. Mercedes, 173 pontos

2. Ferrari, 99

3. Red Bull, 64

4. McLaren, 18

(...)

  • TEMAS:
  • Fórmula 1

  • GP do Azerbaijão

  • Valtteri Bottas

Veja mais