GP do Japão: Bottas vence e dá sexto título de Construtores à Mercedes

Vettel e Hamilton fecharam o pódio da 17.ª ronda da temporada
Texto
Bottas (Lusa)
Bottas (Lusa)

Valtteri Bottas conquistou na madrugada deste domingo a vitória no GP do Japão de Fórmula 1, 17.ª ronda da temporada.

A vitória de Suzuka foi a primeira desde o GP do Azerbaijão, a terceira da temporada para o piloto finlandês, e permitiu à Mercedes conquistar o seu sexto título consecutivo de Construtores.

Na largada, Bottas surpreendeu tudo e todos, ao sair do terceiro lugar da grelha e ao subir de imediato ao comando da corrida, aproveitando da melhor maneira a largada tardia de Sebastien Vettel (Ferrari) que saiu da ‘pole’, depois de Vettel ter feito uma falsa partida, que passou incólume, enquanto o seu companheiro de equipa Charles Leclerc, envolveu-se num toque com o holandês Max Verstappen (Red Bull), que resultou em danos na asa dianteira do seu monolugar e num pião do Red Bull.

Leclerc manteve-se ainda duas voltas em pista, largando detritos pelo asfalto, enquanto Verstappen teve de recolher definitivamente às boxes para trocar a frente do seu monolugar.

A Direção de Corrida acabou por anunciar que não iria investigar o incidente entre Leclerc e Verstappen, mas sete minutos depois veio a informação que o toque entre os dois estava a ser investigado, mas a decisão acabou por ser analisar o assunto após a corrida.

Na frente Vettel aguentou o ataque de Lewis Hamilton e segurou a segunda posição com o britânico logo atrás, enquanto Bottas disparava no comando da corrida com um ritmo forte e que era melhor que o revelado pelos Ferrari.

Na volta 14, Max Verstappen abandonou a corrida com problemas no seu monolugar. Um desilusão para a Honda que corria em casa.

Entre os da frente, Vettel foi o primeiro a parar para a troca de pneus, mas acabou por montar pneus de mistura macia, o que antecipava assim uma segunda paragem para o alemão da Ferrari, que regressou à pista atrás de Carlos Sainz Jr. (McLaren), no quarto lugar.

Na frente da corrida, Bottas apertava o ritmo e quando entrou nas boxes para a troca de pneus acabou por sair para a pista com vantagem sobre Vettel.

Na Mercedes, Lewis Hamilton foi o último a entrar para trocar de pneus e acabou por deixar o seu colega de equipa novamente na liderança da corrida.

O desgaste dos pneus do monolugar de Vettel acabaram por levar o piloto alemão novamente às boxes à passagem da 32.ª volta, com o piloto da Ferrari a montar pneus médios para ir até ao final da corrida.

Na Mercedes a estratégia era também de duas paragens e Bottas não demorou muito para montar pneus macios, mas deixando a liderança da corrida nas mãos de Hamilton, que acabou também por realizar uma segunda paragem para surpresa de Bottas, que dessa forma voltou ao comando da Corrida.

Até final Vettel nunca conseguiu colocar em risco o primeiro lugar de Bottas, enquanto Hamilton, atacou até à bandeira de xadrez o segundo lugar de Vettel, que dessa forma foi obrigado a defender-se dos ataques do piloto britânico da Mercedes, num duelo espetacular e que animou a fase final do GP do Japão.

Na quarta posição terminou Alexander Albon (Red Bull), o melhor resultado na carreira para o piloto tailandês,  a 59.537s de Bottas, enquanto Carlos Sainz, que realizou uma das suas melhores corridas com o McLaren, fechou o top cinco a 69.101s.

Já Charles Leclerc terminou o GP do Japão na sexta posição a uma volta do vencedor, apesar de ter sido o piloto que mais ultrapassagens realizou ao longo das 53 voltas da corrida.

Com a vitória de Bottas em Suzuka, a primeira de um piloto que não saiu da pole position, e o terceiro lugar de Hamilton, a Mercedes selou o seu sexto título consecutivo do mundial de Construtores, o que revela bem o domínio da marca germânica no mundial de Fórmula 1.

Já no que toca às contas do campeonato de pilotos, Lewis Hamilton soma agora 338 pontos, mais 68 pontos que Bottas que é segundo, enquanto Charles Leclerc é terceiro com 223 pontos, Max Verstappen ocupa a quarta posição com 212 pontos, os mesmos que Sebastien Vettel.

A próxima ronda do campeonato é o GP do México, prova em que Lewis Hamilton pode fechar as contas do campeonato de pilotos e revalidar o título de campeão do mundo de Fórmula 1.

Filme da Corrida aqui 

Classificação do GP do Japão:

1. Valtteri Bottas (Mercedes), 1h21m.46.755s 

2. Sebastien Vettel (Ferrari), +13.343s 

3. Lewis Hamilton (Mercedes), +13.858s

4. Alexander Albon (Red Bull Racing), +59.537s

5. Carlos Sainz (McLaren), +69.101s

6. Daniel Ricciardo (Renault), + 1 Volta

7. Charles Leclerc (Ferrari), + 1 Volta (Perdeu um lugar após penalização)

8. Pierre Gasly (Toro Rosso), + 1 Volta

9. Sergio Pérez (Racing Point), + 1 Volta

10. Nico Hulkenberg (Renaut), + 1 Volta

....

Classificação do Mundial de Pilotos:

1. Lewis Hamilton (Mercedes), 338 pontos

2. Valtteri Bottas (Mercedes), 274 

3. Charles Leclerc (Ferrari), 221

4. Max Verstappen (Red Bull), 212

5. Sebastien Vettel (Ferrari), 212

6. Carlos Sianz (McLaren), 76

.....

Classificação do Mundial de Construtores:

1. Mercedes, 612 pontos

2. Ferrari, 433 

3. Red Bull Racing, 323 

4. McLaren, 111

5. Renault, 77

....

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal