“Verstappen conseguiu entrar na cabeça de Hamilton”

David Coulthard analisa trunfo do novo campeão do mundo para bater o piloto da Mercedes
Texto
Lewis Hamilton e Max Verstappen (Lusa)
Lewis Hamilton e Max Verstappen (Lusa)

A conclusão para este retrato da época 2021 da Fórmula 1 como está no título é de David Coulthard. O antigo piloto de F1 e agora comentador e presença habitual nas entrevistas oficiais aos pilotos no final das corridas não tem dúvidas em analisar a força mental do neerlandês da Red Bull como um trunfo decisivo para ter batido o heptacampeão inglês.

Em comentários para o «Channel 4» difundidos pelo «Motorsport», Couthard descreve Verstappen como “um atleta impressionante” com “uma personalidade incrivelmente forte” comparando-o na união dessas duas características a Ayrton Senna e Michael Schumacher. E foi com base nisso que conseguiu “inventar algo especial” para bater os dominantes Hamilton e Mercedes: mesmo com a porta só entreaberta, “atacar sempre”.

Coulthard acredita, assim, que o inglês não soube responder a esta mentalidade e passou a ficar afetado pela atitude em pista do neerlandês: “Lewis foi forçado a abrir mais a porta cada vez que o via a aproximar-se por trás dele. Tudo isso permitiu que Max influenciasse Lewis psicologicamente. Ele [Verstappen] conseguiu entrar na cabeça dele [Hamilton]."

O antigo piloto escocês explica que o novo campeão do mundo “não tem medo de ninguém”, pois “simplesmente não conhece esse tipo de emoção quando está na pista”. “Ele encontra sempre um espaço livre e ataca qualquer espaço sem hesitação", descreveu sobre o mais o “impressiona” em Verstappen.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente