Vídeo: o acidente de Niki Lauda em Nurburgring em 1976

  • Redação Autoportal
  • 21 mai 2019, 12:28
Niki Lauda (Ferrari)
Niki Lauda (Ferrari)

Piloto austríaco quase perdeu a vida no GP da Alemanha

Niki Lauda, histórico piloto de Fórmula 1 que foi campeão mundial em 1975, 1977 e 1984, morreu esta segunda-feira, aos 70 anos de idade.

A história desta lenda da Fórmula 1 ficou marcada pelos seus três títulos e por um titânico duelo com James Hunt em 1976, ano do terrível acidente de Lauda no GP da Alemanha.

PUB

O piloto austríaco tinha conquistado o título de campeão do mundo em 1975, aos comandos de um Ferrari e tinha em Hunt e na McLaren, os seis mais fortes rivais na luta pela revalidação do título.

No GP da Alemanha, 10.ª ronda da temporada, Lauda tentava alcançar a sua sexta vitória da época, no mítico circuito de Nurburgring, famoso por ser o mais longo de todos, com as sua 170 curvas e mais de 22 quilómetros de extensão.

Na segunda volta da corrida, Lauda sofre um despiste e bate com violência nas barreiras der proteção e o seu Ferrari incendiou-se como piloto austríaco preso no seu interior.

Um conjunto de pilotos, entre os quais Arturo Merzario, Brett Lunger, e Harald Ertl ajudaram a retirar Lauda do Ferrari.

PUB

O piloto austríaco saiu consciente e chegou mesmo a conseguir andar, mas entrou em coma poucos minutos depois. Perdeu a orelha esquerda, grande parte do cabelo, as sobrancelhas, as pestanas, as pálpebras e foi sujeito várias cirurgias plásticas de reconstrução.

Para espanto de tudo e de todos, Niki Lauda apenas falhou duas corridas e regressou às pistas seis semanas depois do acidente, no início de setembro, para o GP Itália onde conquistou o quarto lugar.

No final da temporada, Lauda perdeu o título para James Hunt por apenas um ponto.

PUB
Continuar a ler

RELACIONADOS

As reações à morte de Niki Lauda

GP de Portugal de F1 e o memorável terceiro título de Niki Lauda

A F1 está de luto: morreu NIKI LAUDA (1949-2019)

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

VEJA MAIS

MAIS LIDAS