MotoGP: Miguel Oliveira é o 13.º no GP da Argentina

Terceira prova do Mundial de MotoGP decorreu em Termas de Río Hondo
Texto
Miguel Oliveira (imagem MotoGP)
Miguel Oliveira (imagem MotoGP)

Miguel Oliveira (KTM) terminou no 13.º lugar o GP da Argentina de MotoGP, a terceira prova do Mundial que foi ganha por Aleix Espargaró.

O piloto espanhol conseguiu para si e para a Aprilia a primeira vitória na categoria rainha do Motociclismo de Velocidade e passa também a ser o líder do Mundial de Pilotos.

No segundo lugar do pódio ficou Jorge Martín (Pramac Ducati) e o terceiro classificado em Termas de Río Hondo foi Álex Rins (Suzuki).

Aleix Espargaró partiu para a sua corrida nº 200 no MotoGP na pole position. Mas a partida não lhe sorriu... Martín assumiu o comando e prometia querer estrear-se nos pontos neste ano com o máximo de uma ronda...

A corrida foi morna, com poucas ultrapassagens, e a prometer também muito para a segunda parte. E foi já no último terço das 25 voltas que tudo começou, de facto a decidir-se – e foi mesmo em relação ao triunfo.

Aleix Espargaró estava mesmo decidido que esta seria o seu dia – e o da Aprilia, 283 corridas depois – e, a 8 voltas do final fez o primeiro ataque a Martín. Duas voltas depois, fez a segunda tentativa. À terceira foi mesmo de vez e, na volta seguinte (a 5 do fim), o espanhol da equipa de Noale assumiu o comando para cortar a meta em primeiro pela primeira vez – Martín não arriscou os primeiros (20) pontos da época nem impediu as lágrimas do seu compatriota.

Foi no meio desta corrida morna com poucas alterações classificativas que Miguel Oliveira se viu. O piloto português da KTM até partiu bem saindo do 16.º lugar da grelha para fazer a primeira volta já em 14.º, mas pouco mais conseguiu o Falcão ao longo da prova.

Algumas quedas beneficiaram-no na classificação e Oliveira chegou a rodar em 12.º, mas o português nunca conseguiu descolar desse meio de pelotão acabando por fechar o GP da Argentina no 13.º lugar.

Classificação do GP da Argentina:

Com três pilotos e três motos diferentes a vencerem as três primeiras provas do Mundial, Aleix Espargaró ascendeu também ao comando da classificação, com Brad Binder (KTM) em segundo (6.º neste domingo).

Miguel Oliveira desceu do quarto para o sétimo lugar do Mundial, mas a KTM mantém a liderança do campeonato de Equipas.

Classificação do Mundial de Pilotos:

O Mundial de MotoGP prossegue no próximo fim de semana de dia 10 com o GP das Américas, a quarta prova do campeonato, no COTA (Circuit of the Americas).

[artigo atualizado]

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal