F1: Bottas imperial ganha tudo na Austrália

  • Redação Autoportal
Valtteri Bottas (Reutes)
Valtteri Bottas (Reutes)

Dobradinha da Mercedes com vitória e ponto extra para o finlandês

Valtteri Bottas venceu de forma imperial o GP da Austrália sendo o primeiro líder do Mundial 2019 de Fórmula 1 reforçando a posição com o ponto suplementar da volta mais rápida (em estreia nesta época).

O finlandês da Mercedes saiu da segunda posição da grelha de partida ultrapassando logo Lewis Hamilton no arranque e dando o mote para o que acabou por acontecer. Os Mercedes saíram na frente sem contestação e Bottas veio a fazer o mesmo.

Em comunicação com a box, perto do final, Bottas disse que queria tudo. E obteve-o com extrema autoridade depois de uma sucessão de voltas mais rápidas e uma liderança sempre confortável da Corrida.

Max Verstappen ainda chegou a lutar pelo ponto extra quando, no ataque ao segundo lugar de Lewis Hamilton, fez a melhor volta, mas Bottas foi imperial até ao fim descendo até ao segundo 25 na penúltima volta ganhando tudo o que havia para ganhar e deixando Hamilton na segunda posição a mais de 20 segundos.

Neste domingo que foi da Mercedes em relação aos outros (todos), o melhor desses foi Verstappen com o terceiro lugar numa estreia muito fiável dos motores Honda na Red Bull. No grupo dos favoritos, a Ferrari ficou para trás.

Nem Sebastian Vettel nem Charles Leclerc mostraram ter carro para se chegarem aos lugares da frente com o decorrer da Corrida e ambos terminaram quase a 1 minuto de Bottas, bem juntos. Mas neste primeiro GP da época ainda não se viu lutas pela posição entre pilotos da mesma equipa...

Kevin Magnussen foi o melhor dos outros que não das equipas da frente conseguindo colocar o Haas entre os carros que não ficaram a uma volta do vencedor numa prova em que oito das dez equipas tiveram pilotos a pontuar.

A McLaren não conseguiu melhor do que o 12.º lugar de Lando Norris e a Williams, não obstante ter chegado com os dois carros ao final, ficou com George Russel e Robert Kubica, respetivamente, a duas e três voltas de Bottas.

O Filme da Corrida

Classificação do GP da Austrália:

Mundial de Pilotos:

1. Valtteri Botas (Mercedes), 26 pontos

2. Lewis Hamilton (Mercedes), 18

3. Max Verstappen (Red Bull), 15

4. Sebastian Vettel (Ferrari), 12

5. Charles Leclerc (Ferrari), 10

6. Kevin Magnussen (Haas), 8

7. Nico Hulkenberg (Renault), 6

8. Kimi Raikkonen (Alfa Romeo), 4

9. Lance Stroll (Racing Point), 2

10. Daniil Kvyat (Toro Rosso), 1

Mundial de Construtores:

1. Mercedes, 43 pontos

2. Ferrari, 22

3. Red Bull, 15

4. Haas, 8

5. Renault, 6

6. Alfa Romeo, 4

7. Racing Point, 2

8. Toro Rosso, 1

  • TEMAS:
  • GP Austrália

  • Fórmula 1

  • AO VIVO

Veja mais