GP da Áustria: para Bottas foi sempre a subir e para Hamilton sempre a descer

Mundial 2020 de Fórmula 1 começou com a Mercedes a ganhar uma corrida intensa
Texto
Valtteri Bottas (Associated Press)
Valtteri Bottas (Associated Press)

Acabou finalmente a espera. O Mundial de Fórmula 1 arrancou neste domingo com o GP da Áustria e foi um arranque cheio de emoção até ao agitar da bandeira de xadrez numa (finalmente) primeira corrida de temporada bem intensa, apesar de todas as contigências pandémicas, incluindo a ausência de público no Red Bull Ring.

Valtteri Bottas foi o vencedor da primeira prova da época num fim de semana que foi sempre a subir pela sua parte dando seguimento ao domínio que a Mercedes evidenciou desde sexta-feira quanto à potência do motor alemão.

Esse domínio, contudo, foi afetado por vários problemas de fiabilidade e, se Bottas esteve sempre a subir na sua prestação, Lewis Hamilton foi o protagonista de uma tendência descendente por que também passou a equipa germânica.

O campeão do mundo dominou os treinos, mas acabou logo batido pelo seu companheiro de equipa na Qualificação – cuja história para o inglês não acabou aqui. Uma volta anulada e uma situação de bandeiras amarelas na segunda saída para pista na Q3, com um insistente protesto da Red Bull até este domingo pelo meio, transformaram o segundo lugar da grelha de sábado na quinta posição para a partida na Corrida com uma penalização de três lugares já hoje.

No final da prova, Bottas segurou uma vitória agarrada desde a pole position, Hamilton ainda cruzou a meta em segundo, mas uma penalização de 5 segundos fê-lo cair para fora do pódio, com Charles Leclerc a levar o Ferrari ao segundo lugar do GP da Áustria e Lando Norris a estrear-se no pódio (com a volta mais rápida á +ultima passagem) para grande festa da McLaren – que teve Carlos Sainz Jr. no quinto lugar e foi a segunda melhor equipa na prova de abertura.

O domínio Mercedes verificou-se à partida e logo nas primeiras voltas, com Hamilton a conseguir juntar-se a Bottas na frente com pouco tempo de corrida. Ao lado deste andamento começaram os vários problemas que afetaram muitos carros e Max Vesrtappen (Red Bull) a ser o primeiro a senti-los descolando do topo até à box para desistir.

Daniel Ricciardo (Renault) foi o desistente seguinte e, pouco depois, foi a vez de Lance Stroll (Racing Point) no primeiro carro com motor Mercedes a ter problemas. No campo dos abandonos, a Haas foi a equipa que sentiu mais, pois foi a única em que ambos os pilotos (Kevin Magnussen e Romain Grosjean) não terminaram – e, ao que pareceu, com problemas idênticos de travões.

O Safety Car foi obrigado a entrar várias vezes em pista com os vários incidentes, mas os Mercedes iam conseguindo fazer uso da potência para se manterem a salvo dos ataques. Já quanto à eletrónica, não era bem assim e começaram as comunicações a ‘proibir’ rodar nos corretores devidos às ‘queixas’ dos sensores.

Com opções diferentes nas trocas de pneus, o último ajuntamento fruto de um Safety Car deixou o Red Bull de Alexander Albon em excelentes condições de atacar o então segundo lugar de Hamilton; com Bottas mais à frente. A exemplo do que aconteceu no ano passado, a disputa entre os dois terminou com Albon fora da luta apos um toque entre ambos – e com a desistência de Albon pouco mais tarde.

Hamilton foi penalizado com 5 segundos pelo toque e a segunda penalização no mesmo dia atirou-o para o quarto lugar. Leclerc e Norris aproveitaram para ocuparem o resto do pódio encimado por Bottas, que seguiu tranquilo para a primeira vitória da época – a oitava da carreira.

Os três do pódio representam as três equipas que conseguiram terminar com os dois carros uma prova em que só 11 terminaram. Um deles foi o estreante absoluto Nicholas Latifi que acabou por levar o Williams até ao fi, mesmo sem pontuar. O regressado à F1 Esteban Ocon também esteve, assim nos pontos ficando a última nota apara Sebastian Vettel, pois, apesar de manter a Ferrari a pontuar com dois carros, podia ter feito mais se não voltasse a ter feito mais um erro comprometedor para a sua corrida.

O Filme da Corrida

Classificação do GP da Áustria

Classificação do Mundial de Pilotos

1. Valtteri Bottas (Mercedes), 25 pontos

2. Charles Leclerc (Ferrari), 18

3. Lando Norris (McLaren), 16

4. Lewis Hamilton (Mercedes), 12

5. Carlos Sains Jr. (McLaren), 10

6. Sergio Pérez (Racing Point), 8

7. Pierre Gasly (AlphaTauri), 6

8. Esteban Ocon (Renault), 4

9. Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo), 2

10 Sebastian Vettel (Ferrari), 1

Classificação do Mundial de Construtores

1. Mercedes, 37 pontos

2. McLaren, 26

3. Ferrari, 19

4. Racing Point, 8

5. AlphaTauri, 6

6. Renault, 4

7. Alfa Romeo, 2

A Fórmula 1 segue em pista já no próximo fim de semana de dia 12, novamente no Red Bull Ring, com o GP Steiermark.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias