GP da Bélgica: Hamilton mete a quinta e aumenta o fosso

Corrida em Spa-Francorchamps foi a sétima da temporada
Texto
Lewis Hamilton (Lusa)
Lewis Hamilton (Lusa)

ddLewis Hamilton (Mercedes) venceu neste domingo o GP da Bélgica de Fórmula 1 e aumentou o fosso para os perseguidores no Mundial com sete provas disputadas.

Valtteri Bottas (Mercedes) foi o segundo classificado e Max Verstappen (Red Bull) foi o terceiro colocado.

A perseguição ao líder do Mundial faz-se agora mais longe e continuando numa ordem invertida entre os dois em relação às posições em que terminaram a prova em Spa-Francorchamps.

Para Hamilton foi sempre a somar, desde o início, para um recolher de frutos final sem intranquilidades de maior ao longo do fim de semana.

Na Qualificação, o campeão do mundo e líder do campeonato deu o mote daquilo a que vinha, com uma pole position ganha de forma categórica. O seu andamento era o melhor e estava nos desafiantes mostrarem o que poderiam fazer para contrariá-lo.

Muito do que poderia acontecer para o total de 44 voltas que se seguiria neste domingo ficou reservado para a partida. Antes, porém, o McLaren de Carlos Sainz Jr., não passou das voltas de instalação. Os semáforos em Spa acenderam-se já sem o carro do espanhol na grelha.

Quando apagaram as luzes vermelhas para o arranque, a muita luta que se esperava até a Curva 5 para tomar posição não trouxe troca de posições. Daniel Ricciardo (Renault) ainda atacou muito Verstappen, mas a ordem de partida seguiu inalterável na primeira volta, com os dois Mercedes na frente e Hamilton à cabeça.

O campeão do mundo seguiu para a quinta vitória a temporada sem ser contestado, Bottas não o conseguiu incomodar, Verstappen afastou-se do Renault, mas também nunca foi capaz de ameaçar qualquer Mercedes...

Os três da frente tinham partido com pneus médios; Ricciardo tinha partido com macios no Renault muito competitivo neste fim de semana. O forte acidente de Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo) envolvendo George Russell (Williams) deixou ultrapassadas quaisquer estratégias inicialmente delineadas.

Às voltas 11 e 12, com Safety Car em pista, a estratégia geral – tendo os quatro da frente em especial atenção – passou a ser a de colocar os pneus duros para seguir até final. E assim aconteceu. Hamilton segurou sempre bem o comando. Bottas seguiu-o sempre sem hipótese de atacar; o mesmo se passando com Verstappen. E também com Ricciardo.

A Renault mostrou-se muito competitiva em Spa e conseguiu não só o quarto como o quinto lugar da classificação carimbando os 23 pontos que a colocam de volta na corrida pelo terceiro lugar entre os Construtores com a volta mais rápida da prova pelo australiano na última passagem pela meta.

O sexto lugar de Alexander Albon – numa estratégia diferente da Red Bull quanto a pneus –, o sétimo de Lando Norris (McLaren) e o oitavo de Pierre Gasly (AlphaTauri) numa corrida fantástica do francês (a partir com os duros do 12.º lugar) deixaram os Racing Point para trás entre os que competem fora da luta dos que ganham provas em 2020 – Hamilton (5), Bottas e Verstappen.

A falta de rendimento mais em destaque, entretanto, manteve-se com a Ferrari, pois foi mais uma confirmação do que uma desilusão as más classificações de Sebastian Vettel e Charles Leclerc. O monegasco ainda teve um início prometedor saindo do 13.º para chegar ao oitavo lugar nas primeiras voltas.

Mas o SF1000 não está bem e não deu para mais do que rodar entre a segunda metade do pelotão com ambos os carros a terminarem fora dos pontos – inclusivamente atrás do Alfa Romeo de Kimi Raikkonen, o melhor dos cinco carros com motor Ferrari que terminaram a prova, entre o 12.º e o 17.º lugares.

O Filme da Corrida

A Classificação do GP da Bélgica

Com mais um triunfo e vendo os seus dois perseguidores no Mundial trocarem posições na Corrida, o líder do campeonato aumentou de foram dupla a vantagem sobre o segundo lugar da tabela, que é agora de 47 pontos sobre Verstappen.

Classificação do Mundial de Pilotos

Classificação do Mundial de Construtores

1. Mercedes, 264

2. Red Bull, 158

3. McLaren, 68

4. Racing Point, 66

5. Ferrari, 61

6. Renault, 59

(...)

O Mundial de Fórmula 1 prossegue já no próximo fim de semana de 4 a 6 de setembro com o GP de Itália, em Monza.

[artigo atualizado]

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias