GP do Brasil: Max bate Lewis e os Ferrari batem entre eles

Piloto da Red Bull foi à procura da vitória desde que partiu da 'pole' numa corrida cheia de emoção até à bandeira de xadrez
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Max Verstappen (Lusa)
Max Verstappen (Lusa)

Max Verstappen ganhou com distinção o GP do Brasil de Fórmula 1 deste domingo. E ganhou a oitava corrida da carreira – a terceira desta época – a Lewis Hamilton num duelo que teve atores secundários a encher de emoção a penúltima prova da temporada.

O duelo pela vitória foi entre os dois, embora essa não tenha sido precisamente a classificação final. Verstappen venceu, mas Hamilton apensas cortou a meta em terceiro, pois Pierre Gasly cerrou os dentes na última volta para conseguir o melhor resultado da sua carreira com o segundo lugar.

Já após o final da Corrida, Hamilton foi penalizado com 5 segundos perdendo o terceiro lugar para Carlos Sainz Jr. O ‘bate’ tantas vezes utilizado nesta crónica volta a ser a razão desta penalização, pois foi um toque em Alexander Albon que relegou o campeão do mundo para o sétimo lugar.

Feitas as contas finais da frente, Verstappen venceu e Gasly e Sainz estrearam-se no pódio com os respetivos segundo e terceiro lugares no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos.

No papel de ‘vilã’ deste filme ficou a Ferrari, pois os carros de Charles Leclerc e Sebastian Vettel bateram entre si quando lutavam pelo quarto lugar. E ambos ficaram fora de prova. As apreciações sobre ‘culpas’ de quem ‘provocou’ o incidente podem divergir. O resultado foi o mesmo: Verstappen agarrou com mais força o terceiro lugar do Mundial.

As incidências e os incidentes da Corrida foram vários e trouxeram muita emoção a esta penúltima prova do Mundial, mas a luta pela vitória não passou de facto fora do duelo do Red Bull de Verstappen e do Mercedes de Hamilton. Desde o prenunciado arraque.

O holandês saiu da pole postion para a liderança à frente de Hamilton que subiu ao segundo lugar após um melhor arranque do que Vettel. E foram Verstappen e o inglês, no fundo, que partiram para esse duelo pelo triunfo no Brasil.

Ambos foram os que fizeram o primeiro ataque às boxes anunciando a mesma estratégia para uma segunda paragem garantida – trocando apenas os pneus macios com que partiram. As estratégias diferente de Valtteri Bottas e Vettel foram nuances que ‘ajudaram à festa’. As respetivas corridas do finlandês e do alemão agitaram as emoções em pista, mas os factos estiveram noutro lado.

Verstappen foi mais forte do que o campeão do mundo neste domingo com o Red Bull a superiorizar-se ao também campeão Mercedes.

Com a segunda paragem de ambos Verstappen e Hamilton (agora para colocar finalmente um composto diferente, com os médios), Vettel chegou a liderar a prova, mas foi uma questão de tempo até que este duelo voltasse a fazer-se entre os dois – a cerca de 20 voltas do fim; e com mais nuances que nas estratégias de Albon e Leclerc contribuíram para a emoção final; a juntar a mais uma estratégia de Bottas, que se viu traído pelo motor do W10...

A desistência do finlandês obrigou à entrada do Safety Car e juntou os pilotos, como é normal. Mas Verstappen fez uma aposta final que foi entrar outar vez na box para trocar os médios pelos macios: aposta ganha logo no recomeço com o holandês a recuperar a liderança ultrapassando Hamilton, que Não conseguiu esboçar resistência.

Atrás deles, a luta pelo terceiro lugar tinha três carros: o de Albon e os dois Ferrari. E foi aqui que o segundo Safety Car acabou por entrar. Leclerc atacou o quarto lugar de Vettel e passou para a frente do companheiro de equipa, mas o alemão não desistiu e contra-atacou para recuperar a posição.

Dir-se-á que a manobra era evitável, que a responsabilidade será dividida entre dois pilotos da mesma equipa, que a própria Ferrari terá responsabilidades na ordes que deu – ou não deu. Mas, vistas e revistas as imagens, Vettel parece ter espaço para passar sem os carros tocarem e parece ser ele a promover o contacto...

Independentemente das responsabilidades, o resultado foi o mesmo: os dois Ferrari que lutam pelo terceiro lugar do Mundial de Pilotos deixaram Verstappen assumir esse posto (que era de Leclerc antes deste domingo) com a maior vantagem possível. Quando o segundo Safety Car da prova voltou a juntar os carros, Hamilton reconheceu a superioridade do Red Bull e dirigiu-se ele para a terceira paragem na box – para regressar aos macios.

Faltavam três voltas. Max seguia na frente numa dobradinha Red Bull com um terceiro motor Honda pelas mãos de Gasly. Hamilton regressou à pista em quarto e acabou v+itima d aus ânsia de recuperação. Quando lutava com Albon já pelo segundo lugar, o toque que atirou o tailandês para o final do pelotão acabou a penalizar o campeão do mundo.

O ‘pé a fundo’ com que Gasly ganhou o segundo lugar na bandeirada de xadrez a Hamilton foi mais uma das emoções que se viveram nesta tarde – mesmo que o terceiro lugar tenha acabado por ir para Sainz – ele que partiu de último e chegou ao seu primeiro pódio.

Além da Corrida exemplar de Verstappen, que lhe dá o terceiro com 11 pontos de vantagem sobre Leclerc quando falta uma prova para fechar a época, o desempenho de Gasly (sétimo à partida) do espanhol e de Albon também merecem todo o destaque – os três que lutam pelo sexto lugar do campeonato...

O Filme da Corrida

A Classificação do GP do Brasil – Hamilton desce do 3.º para o 7.º lugar:

Classificação do Mundial de Pilotos:

1. Lewis Hamilton (Mercedes), 387 pontos (campeão)

2. Valtteri Bottas (Mercedes), 314

3. Max Verstappen (Red Bull), 260

4. Charles Leclerc (Ferrari), 249

5. Sebastian Vettel (Ferrari), 230

6. Pierre Gasly (Toro Rosso), 95

7. Carlos Sainz Jr. (McLaren), 95

8. Alexander Albon (Red Bull), 84

9. Daniel Ricciardo (Renault), 54

10. Sergio Pérez (rRacing Point), 46

(...)

Classificação do Mundial de Construtores:

1. Mercedes, 701 pontos (campeã)

2. Ferrari, 479

3. Red Bull, 391

4. McLaren, 140

5. Renault, 91

(...)

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