MotoGP: Miguel Oliveira é nono na vitória imperial de Quartararo

Campeão do mundo reforçou a liderança do Mundial da categoria rainha
Texto
Miguel Oliveira (KTM)
Miguel Oliveira (KTM)

Miguel Oliveira (KTM) foi o nono classificado no GP da Catalunha de MotoGP deste domingo que foi ganho de forma imperial pelo campeão do mundo em título e líder (reforçado) do campeonato, Fabio Quartararo (Yamaha).

O francês da Yamaha saiu do terceiro lugar da grelha de partida para a frente da corrida e para nunca mais perder essa posição. Algumas outras posições ficaram também desde logo mais definidas quando a queda de Takaaki Nakagami (LCR Honda) caiu e levou com ele Francesco Bagana (Ducati), o segundo à partida, e Álex Rins (Suzuki).

Aleix Espargaró saiu da pole position, mas ficou destinado a lutar pelo segundo lugar, que perdeu de forma dramática no final. Quartararo disparou na frente. Aleix Espargaró e Jorge Martín (Pramac Ducati) foram ficando para trás a lutar pelos outros dois lugares do pódio – luta à qual se juntou depois Johann Zarco (Pramac Ducati).

Esta questão ficou definida no decorrer da última volta quando Aleix Espargaró pensou que a corrida já tinha acabado, desacelerou e já agradecia ao seu público ficando para trás.

O espanhol ainda voltou a acelerar para conseguir terminar em quinto, mas, à vitória incontestável de Quartararo, juntaram-se Martín e Zarco no pódio, com Espargaró a terminar a prova em casa em profundo desalento.

Miguel Oliveira cruzou a meta em nono lugar depois de mais uma corrida em recuperação tendo partido do 16.º lugar e fez o que pôde depois de mais um fim de semana de dificuldades para a KTM.

O Falcão recuperou logo quatro lugares à primeira volta, foi em busca da entrada no top 10 e conseguiu-o ficando com o seu companheiro de equipa, Brad Binder, à sua frente. Miguel Oliveira ainda passou o sul-africano chegando ao oitavo lugar, mas um erro logo a seguir relegou-o de novo para o nono lugar com que veio a terminar.

Classificação do GP da Catalunha:

Com a vitória de Quartararo e o descuido de Aleix Espargaró, o francês conseguiu reforçar a liderança do Mundial em relação ao espanhol – e também sobre Enea Bastianini (Gresini Ducati), que não acabou a prova. Miguel Oliveira manteve o 11.º lugar.

O Mundial de MotoGP prossegue daqui a duas semanas com o GP da Alemanha, a décima prova do calendário, em Sachsenring, no fim de semana de 19 deste mês de junho.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias