MotoGP em Portimão e Fórmula 1 em Imola: todos os horários

Miguel Oliveira vai tentar repetir a vitória de 2020 no GP de Portugal que marca o regresso de Marc Márquez ao MotoGP
Texto
Miguel Oliveira (KTM Racing)
Miguel Oliveira (KTM Racing)

É chegado o fim de semana mais esperado do ano para os adeptos portugueses do MotoGP. Nesta sexta-feira arranca o GP de Portugal, terceira ronda da temporada e a primeira em solo europeu, depois do arranque do campeonato no Qatar.

O Autódromo Internacional do Algarve recebe pelo segundo ano consecutivo, o GP de Portugal, sem a presença de público, mas com Miguel Oliveira motivado para voltar a repetir a vitória de 2020.

Miguel Oliveira não espera outra coisa se não corresponder às suas expetativas e às de todos os portugueses nesta corrida em casa, e levar a equipa da KTM ao primeiro pódio da nova época.

Uma vitória ou, pelo menos, um bom desempenho, com ida ao pódio, pode ser a injeção de confiança necessária para Miguel Oliveira entrar na discussão pelo título mundial da categoria rainha, a ambição declarada para esta temporada, a primeira do piloto português na equipa oficial da KTM, depois de dois anos na formação satélite da Tech3.

O espanhol Marc Márquez (Honda) regressa ao Mundial na prova portuguesa, após praticamente um ano de ausência devido a lesão, podendo baralhas as contas do campeonato, que já venceu seis vezes.

À entrada para a terceira ronda da temporada, Johann Zarco (Pramac Racing) é o líder do campeonato com 40 pontos, mais quatro que Fabio Quartararo e Maverick Viñales (Yamaha) que venceram as duas primeiras corridas da temporada no Qatar

O GP de Portugal terá lugar no Autódromo Internacional do Algarve, um circuito com 4.600 metros de perímetro, com 15 curvas, 6 para a esquerda e 9 para a direita e uma reta de 969 metros. A Corrida de domingo terá 25 voltas.

Horários do GP de Portugal de MotoGP:

SEXTA-FEIRA

09h55 Treinos Livres 1

14h10 Treinos Livres 2

SÁBADO

09h55 Treinos Livres 3

13h30 Treinos Livres 4

14h10 Qualificação 1

14h35 Qualificação 2

DOMINGO

09h30 Warm Up

13h00 Corrida

Já na Fórmula 1, a segunda ronda da temporada é o GP da Emilia Romagna, que tem lugar em Itália.

O lendário circuito Enzo e Dino Ferrari em Imola, é o palco da prova que marca a chegada do Mundial à  Europa, depois da prova de abertura no Bahrain.

Lewis Hamilton chega a esta ronda como o líder do campeonato, após a vitória alcançada no circuito de Sakhir, no final de um intenso duelo com Max Verstappen (Red Bull).

O atual campeão mundial, que em 2021 persegue o oitavo título da sua carreira, vai querer voltar a vencer de forma a não deixar dúvidas sobre as capacidades do monolugar da Mercedes, depois do excelente desempenho revelado pela equipa da Red Bull na primeira prova da temporada.

O holandês Max Verstappen promete estar na luta pelos lugares da frente, mas vai ter de estar atento não só aos pilotos da Mercedes, como também ao seu companheiro de equipa, já que Sérgio Pérez quer mostrar serviço ao volante do seu novo monolugar.

O GP da Emilia Romagna vai contar com outros motivos de interesse e que passam por se saber se Fernando Alonso (Alpine) vai conseguir somar os seus primeiros pontos da temporada.

Já a Ferrari, com Charles Leclerc e Carlos Sainz Jr, pretende mostrar que está no caminho certo, depois de um ano de maus resultados, e vai tentar brilhar na corrida de casa.

A pista de Imola conta com 4.909 metros de extensão ao longo das suas 19 curvas e uma zona de DRS. A Corrida terá 63 voltas e vai começar às 14h00.

Horários do GP da Emilia Romagna (hora de Portugal Continental):

SEXTA-FEIRA

10h00 Treinos Livres 1

13h30 Treinos Livres 2

SÁBADO

10h00 Treinos livres 3

13h00 Qualificação

DOMINGO

14h00 Corrida

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias