Piloto português fez uma corrida de grande resistência
Miguel Oliveira conseguiu chegar ao 12.º lugar no GP de MotoGP deste domingo que foi ganho por Francesco Bagnaia (Ducati).
Fabio Quartararo (Yamaha) foi o segundo classificado e o terceiro lugar do pódio ficou para Aleix Espargaró (Aprilia).
O piloto português da KTM fez uma corrida de resistência com base num grande arranque na partida para as 25 voltas ao Circuito de Jerez e terminou a somar 4 pontos.
O Falcão partiu de 21.º e logo no arranque chegou ao 14.º posto, lugar em que completou logo a primeira volta. Com o passar das voltas, Oliveira manteve o ritmo regular para, sem erros, subir mais um pouco, como conseguiu.
De uma regularidade extrema também foi ‘Pecco’ Bagnaia, que saiu da pole position para assumir o primeiro lugar desde o arranque até ao cortar da meta em primeiro, de costa a costa.
🏁 BAGNAIA IS BACK 🏁@PeccoBagnaia IS VICTORIOUS! 🏆#SpanishGP 🇪🇸 pic.twitter.com/rKSAhcJZOH
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) May 1, 2022
Com Quartararo a seguir na sua peugada saído do segundo lugar da grelha, a dupla da frente conseguiu cedo destacar-se dos demais. E ainda antes de se chegar a meio da prova, o italiano começou a fazer o mesmo em relação ao francês.
A luta mais acesa foi acontecendo pelo terceiro lugar entre Jack Miller (Ducati), Marc Márquez (Honda) e Aleix Espargaró e, a 5 voltas do final, esta ordem começou a ser alterada.
Márquez foi o primeiro a passar Miller. Na volta seguinte, Aleix Espargaró jogou a sua cartada fortíssima para passar ambos e recuperar o terceiro lugar de onde tinha partido – e somar os pontos que deixam a Aprilia sem concessões.
Na frente, Quartararo ainda conseguiu aproximar-se de Bagnaia, mas o vice-campeão do ano passado não permitiu interferências na sua primeira vitória da temporada – o quinto piloto diferente a ganhar uma corrida nas seis já feitas.
Classificação do GP de Espanha:
The 5th different winner of the season! 🏆
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) May 1, 2022
And Aprilia lose their concessions! 👏#SpanishGP 🇪🇸 pic.twitter.com/69C5UvA6e6
No Mundial de Pilotos, o campeão em título isolou-se no comando e Aleix Espargaró subiu ao segundo lugar. Bagnaia subiu ao quinto lugar e Miguel Oliveira é o décimo classificado, com 43 pontos – menos 1 ponto do que Marc Márquez e mais 1 ponto do que Miller.
Classificação do Mundial de Pilotos (top 9):
✅ @FabioQ20 extends his lead!
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) May 1, 2022
✅ @AleixEspargaro and Aprilia a real threat!
✅ @PeccoBagnaia builds!
Le Mans awaits the #MotoGP class! 🔜#SpanishGP 🇪🇸 pic.twitter.com/MgLeqqIcYd
O Mundial de MotoGP prossegue em Le Mans com o GP de França, a sétima prova da época, no fim de semana de 15 de maio.