MotoGP: azar de Miguel Oliveira no GP da Estíria termina na box

Regresso do Mundial ficou marcado pela vitória de Jorge Martín e por um aparatoso acidente
Texto
Miguel Oliveira (imagem MotoGP)
Miguel Oliveira (imagem MotoGP)

Miguel Oliveira acabou por abandonar o gP da Estíria de MotoGP que foi ganho neste domingo por Jorge Martín.

O piloto português sentiu problemas na sua KTM a 14 voltas do final e acabou por seguir para a box para fechar um fim de semana em que a sorte não lhe sorriu ao ter sofrido uma queda logo na primeira sessão de sexta-feira no Red Bull Ring.

A décima prova do Mundial que marcou o regresso do MotoGP depois da paragem de verão foi bastante atribulada não só para o piloto português, pois um aparatoso acidente na segunda volta obrigou à paragem da corrida.

Jorge Martín (Pramac Ducati) partiu da pole position, mas já era Francesco Bagnaia (Ducati) quem liderava ao final da primeira das 28 voltas. Miguel Oliveira partiu de 12.º e perdeu dois lugares.

À segunda volta, Dani Pedrosa despistou-se neste seu regresso às corridas de MotoGP e Lorenzo Savadoria bateu com a sua moto na do espanhol com ambas Aprilia e KTM a incendiarem-se.

A bandeira vermelha e interrupção da corrida foram imediatas. Ambos os pilotos ficaram bem, apesar de Savadori ter sido retirado do local em maca e obviamente levado ao centro médico.

A limpeza da pista durou cerca de meia hora e voltou a ser feita a partida na grelha, agora, para 27 voltas.

Martín voltou a perder o comando na saída, Jack Miller (Ducati) foi quem partiu melhor para assumir o comando e Miguel Oliveira manteve o 12.º lugar.

Com três voltas feitas, Martín recuperou a liderança e o Falcão também conseguiu ascender ao 10.º lugar. Mas, como se disse, a 14 voltas do final, Oliveira começou a abrandar olhando para a traseira da sua KTM sendo ultrapassado por todos em pista e seguindo apenas para arrumar a moto na box.

Se o GP da Estíria marcou no ano passado a estreia de Miguel Oliveira a ganhar no MotoGP, neste ano a corrida austríaca marcou também a estreia do espanhol de 23 anos a vencer na classe rainha, também com uma equipa satélite – e logo no seu ano de estreia entre os grandes.

Numa corrida que acabou por ser morna na segunda parte, Martín para a vitória perseguido de perto pelo campeão em título, Joan Mir (Suzuki), que se aproximou da frente do campeonato com este segundo lugar na Estíria (passou a ser terceiro), e Fabio Quartararo (Yamaha), cujo terceiro lugar nesta corrida lhe permitiu ganhar vantagem no comando do Mundial sobre o segundo classificado.

Classificação do GP da Estíria de MotoGP:

Classificação do Mundial de Pilotos:

1. Fabio Quartararo 8yamaha), 172 pontos

2. Johann Zarco (Pramac Ducati), 132

3. Joan Mir (Suzuki), 121

(...)

6. Maverick Viñales (Yamaha), 95

7. Miguel Oliveira (KTM), 85

8. Brad Binder (KTM), 73

(...)

O Mundial de MotoGP prossegue já no próximo fim de semana neste mesmo Red Bull Ring com o GP da Áustria, a 11.ª prova da temporada.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal