GP de França: Hamilton domina Mundial em velocidade de cruzeiro

  • Redação Autoportal
Lewis Hamilton (Reuters)
Lewis Hamilton (Reuters)
Campeão do mundo vence a oitava prova do calendário sem contestação

A história do GP de França de Fórmula 1 deste domingo é a história do domínio da Mercedes durante o fim de semana em Le Castellet e, ainda para além disto, do domínio de Lewis Hamilton, que é o que deve ser o mais acentuado.

O campeão do mundo não teve oposição à altura do seu desempenho – lançado desde a qualificação recorde – com uma saída da pole position para a sexta vitória da temporada obtida sem qualquer contestação no Circuito de Paul Ricard.

Foi em velocidade de cruzeiro que Hamilton registou a 49.ª vitória saindo da ‘pole’ (200.ª corrida a pontuar) e foi nessa velocidade de cruzeiro que o líder do Mundial reforçou o seu comando para 36 pontos sobre Valtteri Bottas, que não conseguiu chegar-se perto do seu companheiro de equipa, mas contribuiu para a 50.ª dobradinha da marca na F1.

Bottas acabou em segundo a 18 segundos de Hamilton e ainda terminou com Charles Leclerc – o terceiro classificado – a morder-lhe os calcanhares na última volta... Mas a Ferrari pouco mais conseguiu do que manter um último lugar de pódio com que arrancou na grelha.

Sebastian Vettel conseguiu recuperar do sétimo lugar à partida, mas nunca conseguiu ameaçar a quarta posição detida também desde o arranque pelo Red Bull de Max Verstappen. O alemão da Ferrari fez o que lhe competia passando os McLaren e chegando ao quinto lugar, mas, dentro das diferenças de ‘campeonatos’, apenas conseguiu distância de segurança para fazer uma segunda troca de pneus para ir buscar a volta mais rápida na última passagem pela meta.

Numa Corrida sem grande história e com a exceção de Vettel, não houve grandes alterações em relação à partida e Carlos Saiz Jr levou um McLaren ao sexto lugar. Lando Norris acabou por ter problemas e viu-se ultrapassado pelos Renault e pelo Alfa Romeo de Kimi Raikkonen, que protagonizaram talvez a luta mais emocionante da prova pelas discutindo as posições na última metade dos lugares pontuáveis.

O Filme da Corrida

Classificação do GP de França de Fórmula 1:

A classificação final do GP de França foi posteriormente alterada, pois a dupla penalização a Daniel Ricciardo relegou o australiano do sétimo para o 11.º lugar.

Classificação do Mundial de Pilotos:

Classificação do Mundial de Construtores:

1. Mercedes, 338 pontos

2. Ferrari, 198

3. Red Bull, 136

4. McLaren, 39

5. Renault, 36

(...)

O Mundial de Fórmula 1 continua em pista no próximo fim de semana com a realização do GP da Áustria, a nova prova da temporada.

  • TEMAS:
  • GP França

  • F1

  • AO VIVO

Veja mais